[GTER] Desviar jogos Online por Rotas no Mikrotik

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Tue Oct 20 20:18:50 -02 2015

No meu entendimento, não. A lei não profundamente técnica, não fala sobre o
"como" as coisas são feitas. O que ela diz, com outras palavras, é que o
provedor não pode deliberadamente tratar pacotes que deveriam ser iguais de
forma diferente.

Claro que a decisão do melhor caminho usa o endereço de destino, mas os
critérios de seleção são objetivos e valem para todos os pacotes. Se eu
direciono todo o trafego de um determinado destino p/ um link de 512kbps
que vai saturar com certeza, o que eu estou fazendo é deliberadamente
degradando o serviço daquele destino, não dando isonomia aos pacotes. É a
mesma coisa de fazer shapping no tráfego p/ esse destino.

O que importa nesse caso é a intenção de prejudicar determinado serviço
(que leva a "beneficiar" algum outro, claro). Em outras palavras, todos os
meus pacotes devem sair pelo melhor caminho que o provedor puder encontrar
para fazê-lo, independente do que vai lá dentro, usando os mesmos critérios
de decisão para todos. Se houver distinção por cor, raça ou orientação
sexual do pacote, havendo a intenção de "selecionar" alguns deles p/ algum
tratamento diferenciado, não vale.  :-)

Essa é a minha interpretação.  Precisa que saia algum julgamento de casos
desse tipo p/ sabermos como a justiça vai se posicionar.

sds,
 - Roberto