[GTER] Desviar jogos Online por Rotas no Mikrotik

Silvio Licht Ahmad silviola at gmail.com
Tue Oct 20 19:43:27 -02 2015


Por enquanto não to fazendo nada, o link tá parado...

Quiz colher opiniões de quem entende mais de engenharia do que eu, mas a
coisa descambou pro lado jurídico ao invés do técnico, daí cabocetudo.

Em 20 de outubro de 2015 17:47, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com>
escreveu:

> Roberto, ai você está matando a Engenharia de Tráfego. Ou não ?
>
> Uma coisa são rotas (independe da aplicação) e outra são portas que estão
> diretamente relacionadas a determinada aplicação.
>
> Fernando
>
>
> On 20/10/2015 18:09, Roberto Alcântara wrote:
>
>> Se você é provedor e os pacotes que vão para um determinado destino são
>> priorizados (isto é, direcionado para um caminho melhor propositadamente
>> em
>> detrimento dos outros pacotes) você está violando o marco civil sim.
>>
>> Se você acha que não, imagine o seguinte cenário: sou provedor, Netflix tá
>> consumindo muito e eu quero controlar segundo essa lógica. Eu contrato um
>> link de 1MB de outra operadora e crio rota estática para todos os pacotes
>> p/ o Netflix sairem por lá. Meu link principal fica sem o tráfego do
>> Netflix. Isso viola sim o Marco Civil.
>>
>> Não tem nada a ver de como você faz, se é por shapping ou por
>> roteamento.  E também não importa se a intenção era deixar os outros
>> serviços melhores: eu poderia alegar que esse meu link é melhor p/ acesso
>> dos serviços do Google (em detrimento do Netflix).
>>
>> Se você deliberadamente escolhe o caminho para priorizar um pacote em
>> detrimento de outro, INDEPENDENTE do que é esse outro, isso fere o Marco
>> Civil.
>>
>> sds,
>>   - Roberto
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Em ter, 20 de out de 2015 às 16:35, Silvio Licht Ahmad <
>> silviola at gmail.com>
>> escreveu:
>>
>> Acho que não é por aí Fernando...
>>> Não vejo nada de diferente no que quero fazer do que, por exemplo, o
>>> pessoal que usa BGP desviar a rota do facebook por uma operadora.
>>>
>>> A diferença é que estou querendo fazer com pacotes de jogos online ao
>>> invés
>>> de pacotes https.
>>>
>>> A idéia aqui não é QoS para priorizar pacotes de jogos em detrimento a
>>> torrent, mas sim, um link onde só passe jogos. Ou seja, é uma melhoria
>>> sem
>>> uma "pioria".
>>>
>>> Acho inclusive que o item I do par 1o. do Art. 9 da Lei 12.965/2014 pode
>>> até dar um salva-guardo básico:
>>> "... e somente poderá decorrer de:
>>> I - requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada dos serviços
>>> e
>>> aplicações;"
>>>
>>> Não é possível que a lei seja tão burra que vai enxergar um morcego no
>>> meu
>>> beija-flor...
>>>
>>> Em 20 de outubro de 2015 15:15, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com>
>>> escreveu:
>>>
>>>   Sem querer ser chato, mas o Art. 9 da Lei 12.965/2014 manda um abraço a
>>>> todos.
>>>>
>>>> Acho que rota estática (conhecendo-se bem os destinos) é a única maneira
>>>>
>>> de
>>>
>>>> se enquadrar no caso descrito.
>>>> Abraços
>>>> Fernando
>>>>
>>>> On 20/10/2015 15:18, Silvio Licht Ahmad wrote:
>>>>
>>>> Pessoal atualmente eu venho fazendo conforme a maioria do pessoal
>>>> orienta
>>>> aqui, em geral mapeando por portas destino, e em alguns casos por IP
>>>> destino.
>>>>
>>>> Não sou daqueles que conhecem um pacote nos seus mínimos detalhes, mas a
>>>> idéia seria tentar diferenciar o pacote torrent do pacote do jogo
>>>> utilizando as marcações do Mikrotik ou por inclusão ou por exclusão ( ou
>>>> por ambos ).
>>>>
>>>> Entenderam ?
>>>>
>>>> Em 20 de outubro de 2015 11:10, Eduardo Rigler <erigler at gmail.com>
>>>> <erigler at gmail.com> escreveu:
>>>>
>>>>
>>>> Seria a alternativa mais óbvia, mas torrent também geralmente usa portas
>>>> altas mas o Silvio disse que não quer enviá-lo pela outra rota.
>>>>
>>>> []'s
>>>>
>>>>
>>>> Em 20 de outubro de 2015 11:03, Vinicius Santana
>>>> <vinicius at vegbrasil.com> <vinicius at vegbrasil.com>
>>>> escreveu:
>>>>
>>>>
>>>> Pensando melhor, para jogos da Valve talvez seja melhor priorizar pelas
>>>> portas. Eles costumam usar portas altas (começa em 27015 geralmente) e
>>>>
>>>> com
>>>>
>>>> isso você iria beneficiar não só os servidores oficiais.
>>>>
>>>> Em 20 de outubro de 2015 11:00, Vinicius Santana <
>>>> vinicius at vegbrasil.com
>>>>
>>>> escreveu:
>>>>
>>>>
>>>> Segue os IPs da Valve caso tenha interesse. Note que infelizmente eles
>>>> podem mudar a qualquer momento.
>>>>
>>>> South America/Brazil/SaoPaulo :
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>> 209.197.29.0-209.197.29.255,209.197.25.0-209.197.25.255,205.185.194.0-205.185.194.255
>>>
>>>> Também há o gru.valve.net que é recomendado para testes de rota. A
>>>>
>>>> Valve
>>>>
>>>> é quem gerencia os jogos Counter-Strike e Dota 2.
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> Em 20 de outubro de 2015 10:01, Alysson Jose <alyssonjose at gmail.com>
>>>> <alyssonjose at gmail.com>
>>>> escreveu:
>>>>
>>>>
>>>> Bom dia,
>>>>
>>>> É um pouco complicado mesmo, ao menos a Blizzard tem no site uma lista
>>>> com os ips de cada servidor para cada jogo dela
>>>> (https://us.battle.net/support/pt/article/como-fazer-um-teste-pathping
>>>>
>>>> ),
>>>>
>>>> ai fica bemmmm fácil. Já com a SONY você poderia pegar as faixas de
>>>>
>>>> ips
>>>>
>>>> deles e fazer as regras, porém, não acho que cada servidor de um jogo
>>>>
>>>> no
>>>>
>>>> PS3/PS4/PS Vita seja hospedado na SONY, ficando a cargo de cada
>>>>
>>>> produtora.
>>>>
>>>> Então você teria que sair garimpando os ips das produtoras como EA
>>>>
>>>> Games,
>>>>
>>>> Bioware, Bethesda, From Software, Square Enix.... e assim vai (só
>>>>
>>>> lembrei
>>>>
>>>> minhas preferidas haha). É uma missão um pouco complicada essa que vc
>>>>
>>>> tem
>>>>
>>>> viu ahahahaha, mas da pra conseguir redirecionar boa parte, você só
>>>>
>>>> terá um
>>>>
>>>> pouco de trabalho, E ah, quando redirecionar os blocos coloca um !80
>>>>
>>>> na
>>>>
>>>> porta pra não redirecionar os sites deles também, e depois dessa sua
>>>> jornada nos da o o feedback, blz? Infelizmente essa é a única ideia
>>>>
>>>> que
>>>>
>>>> posso te dar, espero que seja útil e que você consiga o que deseja :D
>>>>
>>>>
>>>> Em 19/10/2015 21:12, Silvio Licht Ahmad escreveu:
>>>>
>>>>
>>>> Olá pessoal.
>>>>
>>>> Contatei um segundo link aqui minha cidade que possui melhor latência
>>>> para
>>>> jogos.
>>>>
>>>> Porém este link não me chega via BGP, mas sim via IP.
>>>>
>>>> Quero ligar ele no meu servidor MK e desviar rotas de jogos online
>>>>
>>>> para
>>>>
>>>> ele.
>>>>
>>>> Porém mapear jogo a jogo fica um serviço de presidiário.
>>>>
>>>> E simplesmente marcar todas UDP's vou acabar jogando torrent junto.
>>>>
>>>> E a
>>>>
>>>> idéia é manter este link com baixo consumo, preferencialmente só
>>>>
>>>> jogos
>>>>
>>>> (
>>>>
>>>> ou
>>>> preferencialmente nada de alto consumo, como torrent ).
>>>>
>>>> Alguém tem uma boa idéia de como separar o torrent do jogo online,
>>>>
>>>> tendo
>>>>
>>>> como base as possíveis marcações que podem ser feitas no Mikrotik.
>>>>
>>>> Pensei
>>>>
>>>> em algo como "packet size" UDP ou "similar".
>>>>
>>>>
>>>> Att
>>>> --
>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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>>>> --
>>>> Atenciosamente,
>>>> ______________________________
>>>> Alysson José da Silva
>>>> Administrador de Redes
>>>> ITNET Provedor
>>>> Av. Ivo de Carvalho, 350 - Itabaiana, SE
>>>> CEP: 49500-000
>>>> Tel.: +55 (79) 3431-5555
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