[GTER] Desviar jogos Online por Rotas no Mikrotik
Fernando Frediani
fhfrediani at gmail.com
Tue Oct 20 18:47:34 -02 2015
Roberto, ai você está matando a Engenharia de Tráfego. Ou não ?
Uma coisa são rotas (independe da aplicação) e outra são portas que
estão diretamente relacionadas a determinada aplicação.
Fernando
On 20/10/2015 18:09, Roberto Alcântara wrote:
> Se você é provedor e os pacotes que vão para um determinado destino são
> priorizados (isto é, direcionado para um caminho melhor propositadamente em
> detrimento dos outros pacotes) você está violando o marco civil sim.
>
> Se você acha que não, imagine o seguinte cenário: sou provedor, Netflix tá
> consumindo muito e eu quero controlar segundo essa lógica. Eu contrato um
> link de 1MB de outra operadora e crio rota estática para todos os pacotes
> p/ o Netflix sairem por lá. Meu link principal fica sem o tráfego do
> Netflix. Isso viola sim o Marco Civil.
>
> Não tem nada a ver de como você faz, se é por shapping ou por
> roteamento. E também não importa se a intenção era deixar os outros
> serviços melhores: eu poderia alegar que esse meu link é melhor p/ acesso
> dos serviços do Google (em detrimento do Netflix).
>
> Se você deliberadamente escolhe o caminho para priorizar um pacote em
> detrimento de outro, INDEPENDENTE do que é esse outro, isso fere o Marco
> Civil.
>
> sds,
> - Roberto
>
>
>
>
>
>
>
> Em ter, 20 de out de 2015 às 16:35, Silvio Licht Ahmad <silviola at gmail.com>
> escreveu:
>
>> Acho que não é por aí Fernando...
>> Não vejo nada de diferente no que quero fazer do que, por exemplo, o
>> pessoal que usa BGP desviar a rota do facebook por uma operadora.
>>
>> A diferença é que estou querendo fazer com pacotes de jogos online ao invés
>> de pacotes https.
>>
>> A idéia aqui não é QoS para priorizar pacotes de jogos em detrimento a
>> torrent, mas sim, um link onde só passe jogos. Ou seja, é uma melhoria sem
>> uma "pioria".
>>
>> Acho inclusive que o item I do par 1o. do Art. 9 da Lei 12.965/2014 pode
>> até dar um salva-guardo básico:
>> "... e somente poderá decorrer de:
>> I - requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada dos serviços e
>> aplicações;"
>>
>> Não é possível que a lei seja tão burra que vai enxergar um morcego no meu
>> beija-flor...
>>
>> Em 20 de outubro de 2015 15:15, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com>
>> escreveu:
>>
>>> Sem querer ser chato, mas o Art. 9 da Lei 12.965/2014 manda um abraço a
>>> todos.
>>>
>>> Acho que rota estática (conhecendo-se bem os destinos) é a única maneira
>> de
>>> se enquadrar no caso descrito.
>>> Abraços
>>> Fernando
>>>
>>> On 20/10/2015 15:18, Silvio Licht Ahmad wrote:
>>>
>>> Pessoal atualmente eu venho fazendo conforme a maioria do pessoal orienta
>>> aqui, em geral mapeando por portas destino, e em alguns casos por IP
>>> destino.
>>>
>>> Não sou daqueles que conhecem um pacote nos seus mínimos detalhes, mas a
>>> idéia seria tentar diferenciar o pacote torrent do pacote do jogo
>>> utilizando as marcações do Mikrotik ou por inclusão ou por exclusão ( ou
>>> por ambos ).
>>>
>>> Entenderam ?
>>>
>>> Em 20 de outubro de 2015 11:10, Eduardo Rigler <erigler at gmail.com>
>>> <erigler at gmail.com> escreveu:
>>>
>>>
>>> Seria a alternativa mais óbvia, mas torrent também geralmente usa portas
>>> altas mas o Silvio disse que não quer enviá-lo pela outra rota.
>>>
>>> []'s
>>>
>>>
>>> Em 20 de outubro de 2015 11:03, Vinicius Santana
>>> <vinicius at vegbrasil.com> <vinicius at vegbrasil.com>
>>> escreveu:
>>>
>>>
>>> Pensando melhor, para jogos da Valve talvez seja melhor priorizar pelas
>>> portas. Eles costumam usar portas altas (começa em 27015 geralmente) e
>>>
>>> com
>>>
>>> isso você iria beneficiar não só os servidores oficiais.
>>>
>>> Em 20 de outubro de 2015 11:00, Vinicius Santana <vinicius at vegbrasil.com
>>>
>>> escreveu:
>>>
>>>
>>> Segue os IPs da Valve caso tenha interesse. Note que infelizmente eles
>>> podem mudar a qualquer momento.
>>>
>>> South America/Brazil/SaoPaulo :
>>>
>>>
>>>
>> 209.197.29.0-209.197.29.255,209.197.25.0-209.197.25.255,205.185.194.0-205.185.194.255
>>> Também há o gru.valve.net que é recomendado para testes de rota. A
>>>
>>> Valve
>>>
>>> é quem gerencia os jogos Counter-Strike e Dota 2.
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Em 20 de outubro de 2015 10:01, Alysson Jose <alyssonjose at gmail.com>
>>> <alyssonjose at gmail.com>
>>> escreveu:
>>>
>>>
>>> Bom dia,
>>>
>>> É um pouco complicado mesmo, ao menos a Blizzard tem no site uma lista
>>> com os ips de cada servidor para cada jogo dela
>>> (https://us.battle.net/support/pt/article/como-fazer-um-teste-pathping
>>>
>>> ),
>>>
>>> ai fica bemmmm fácil. Já com a SONY você poderia pegar as faixas de
>>>
>>> ips
>>>
>>> deles e fazer as regras, porém, não acho que cada servidor de um jogo
>>>
>>> no
>>>
>>> PS3/PS4/PS Vita seja hospedado na SONY, ficando a cargo de cada
>>>
>>> produtora.
>>>
>>> Então você teria que sair garimpando os ips das produtoras como EA
>>>
>>> Games,
>>>
>>> Bioware, Bethesda, From Software, Square Enix.... e assim vai (só
>>>
>>> lembrei
>>>
>>> minhas preferidas haha). É uma missão um pouco complicada essa que vc
>>>
>>> tem
>>>
>>> viu ahahahaha, mas da pra conseguir redirecionar boa parte, você só
>>>
>>> terá um
>>>
>>> pouco de trabalho, E ah, quando redirecionar os blocos coloca um !80
>>>
>>> na
>>>
>>> porta pra não redirecionar os sites deles também, e depois dessa sua
>>> jornada nos da o o feedback, blz? Infelizmente essa é a única ideia
>>>
>>> que
>>>
>>> posso te dar, espero que seja útil e que você consiga o que deseja :D
>>>
>>>
>>> Em 19/10/2015 21:12, Silvio Licht Ahmad escreveu:
>>>
>>>
>>> Olá pessoal.
>>>
>>> Contatei um segundo link aqui minha cidade que possui melhor latência
>>> para
>>> jogos.
>>>
>>> Porém este link não me chega via BGP, mas sim via IP.
>>>
>>> Quero ligar ele no meu servidor MK e desviar rotas de jogos online
>>>
>>> para
>>>
>>> ele.
>>>
>>> Porém mapear jogo a jogo fica um serviço de presidiário.
>>>
>>> E simplesmente marcar todas UDP's vou acabar jogando torrent junto.
>>>
>>> E a
>>>
>>> idéia é manter este link com baixo consumo, preferencialmente só
>>>
>>> jogos
>>>
>>> (
>>>
>>> ou
>>> preferencialmente nada de alto consumo, como torrent ).
>>>
>>> Alguém tem uma boa idéia de como separar o torrent do jogo online,
>>>
>>> tendo
>>>
>>> como base as possíveis marcações que podem ser feitas no Mikrotik.
>>>
>>> Pensei
>>>
>>> em algo como "packet size" UDP ou "similar".
>>>
>>>
>>> Att
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>>> --
>>> Atenciosamente,
>>> ______________________________
>>> Alysson José da Silva
>>> Administrador de Redes
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>>> CEP: 49500-000
>>> Tel.: +55 (79) 3431-5555
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