[GTER] Desviar jogos Online por Rotas no Mikrotik

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Tue Oct 20 18:09:33 -02 2015

Se você é provedor e os pacotes que vão para um determinado destino são
priorizados (isto é, direcionado para um caminho melhor propositadamente em
detrimento dos outros pacotes) você está violando o marco civil sim.

Se você acha que não, imagine o seguinte cenário: sou provedor, Netflix tá
consumindo muito e eu quero controlar segundo essa lógica. Eu contrato um
link de 1MB de outra operadora e crio rota estática para todos os pacotes
p/ o Netflix sairem por lá. Meu link principal fica sem o tráfego do
Netflix. Isso viola sim o Marco Civil.

Não tem nada a ver de como você faz, se é por shapping ou por
roteamento.  E também não importa se a intenção era deixar os outros
serviços melhores: eu poderia alegar que esse meu link é melhor p/ acesso
dos serviços do Google (em detrimento do Netflix).

Se você deliberadamente escolhe o caminho para priorizar um pacote em
detrimento de outro, INDEPENDENTE do que é esse outro, isso fere o Marco
Civil.

sds,
 - Roberto