[GTER] Ativação PTT

Humberto Galiza humbertogaliza at gmail.com
Thu Nov 12 11:11:04 -02 2015


Outra coisa que esqueci de mencionar é que o FL-IX (Florida Internet
Exchange) também tem algo similiar (um pouco menos completo que o
portal do AMS-IX, mas que poderia servir ao IX.br sendo devidamente
complementado).
A solução deles é baseada no IXP-Manager:
https://github.com/inex/IXP-Manager

Abs,

Humberto Galiza


Em 12 de novembro de 2015 10:08, Humberto Galiza
<humbertogaliza at gmail.com> escreveu:
> Moreiras, parabéns pela transparência. Admitir os problemas é o
> primeiro passo para o sucesso!
>
> Uma sugestão: poderiam investir mais na automação de alguns
> procedimentos, através do próprio portal do IX.br.  No AMS-IX eu
> consigo fazer a maioria das coisas simples (ativação de sessão BGP com
> os RS, mudar mac, mudar tag de vlan, e por aí vai) e que tem sido o
> maior alvo de reclamações dos usuários aqui na lista. Além disso, eles
> fornecem os gráficos (banda, sflow, etc) e o histórico de atendimento.
>
> Certamente vocês devem ter um bom relacionamento com eles; veja se não
> consegue "copiar" o modo de operação/software de lá (já que eles tem
> muito mais tráfego que o IX.BR, e assim alivia a tua equipe e melhora
> o tempo de resposta das solicitações dos participantes.
>
> Abs,
>
> Humberto Galiza
>
>
> Em 11 de novembro de 2015 10:44, Antonio Carlos Sanches
> <asanches at omni.net.br> escreveu:
>> Parabéns pela transparência, espero que consiga equalizar todas as
>> demandas...
>>
>> Em 10 de novembro de 2015 20:20, m <marcos at turbonetbr.com.br> escreveu:
>>
>>> Obrigado pelas palavras
>>>
>>>
>>> Marcos
>>>
>>>
>>> Enviado pelo Outlook para Android
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> On Tue, Nov 10, 2015 at 11:47 AM -0800, "Antonio M. Moreiras" <
>>> moreiras at nic.br> wrote:
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Caros,
>>>
>>> Sou o responsável atual pelas ativações no IX.br e gostaria de fazer
>>> algumas considerações.
>>>
>>> Primeiro, toda equipe do IX.br está 'ouvindo' atentamente essa thread e
>>> vamos certamente considerar cuidadosamente todas as críticas,
>>> comentários e sugestões, procurando melhorar.
>>>
>>> Nós também não consideramos o tempo de atendimento atual satisfatório.
>>> Gostaríamos de chegar ao tempo de ativação para um novo participante de
>>> 1 mês no pior caso. Eu acredito que, com o número de pedidos de ativação
>>> atual, podemos alcançar essa meta na primeira metade do próximo ano.
>>> Para isso, como já comentei anteriormente, estou gerenciando uma equipe
>>> de ativação nova. O IX.br com isto passa a ter mais pessoas trabalhando.
>>> Temos também gente na minha equipe trabalhando na otimização e
>>> automatização gradativa dos processos. A equipe de ativação teve também
>>> uma mudança no enfoque do atendimento e está hoje orientada e preparada
>>> para dar suporte aos participantes que tiverem dificuldades, com
>>> exemplos de configuração, conferências telefônicas, explicações, o que
>>> for necessário para solucionar o problema na ligação ao IX.br. De certa
>>> forma, consideramos esse novo enfoque no suporte e orientação uma
>>> atividade complementar aos cursos de Melhores Práticas para os
>>> Provedores, que minha equipe também conduz. Se essas ações se mostrarem
>>> insuficientes, pensaremos em outras.
>>>
>>> Não consideramos de forma alguma que o atendimento tenha que ser 'ruim'
>>> e 'lento’ por que é 'gratuito'. A discussão do modelo de
>>> sustentabilidade financeira do IX.br é uma questão transversal à questão
>>> da qualidade. Primamos pela qualidade operacional e estabilidade. Acho
>>> que poucos de vocês vão discordar se eu disser que o IX.br funciona bem
>>> e é estável. A equipe do IX.br sempre cuidou disso com excelência. Temos
>>> consciência de que o atendimento aos participantes não evoluiu da mesma
>>> forma ao longo do tempo, temos ciência de que muitos provedores de
>>> acesso têm também dificuldade em entender detalhes do funcionamento do
>>> IX.br. Estamos tomando ações concretas para melhorar o entendimento, a
>>> qualidade e o tempo de atendimento também. Queremos oferecer um bom
>>> atendimento, se possível um excelente atendimento, independentemente da
>>> questão do custo da porta do IX.br ser repassado ou não aos participantes.
>>>
>>> O Internet Exchange de São Paulo tem uma complexidade maior do que os
>>> demais, em vários aspectos. Os testes para conectar novos participantes
>>> têm que ser mais complexos, para garantir a estabilidade da estrutura.
>>> Por exemplo, em relação ao número de MACs suportados nos circuitos de
>>> transporte. O número atual de participantes e a atratividade do IX.br de
>>> São Paulo gera um número de chamados elevado, e muitas vezes com
>>> complexidade maior para serem atendidos do que em outras localidades.
>>> Então, sim, algumas localidades gerenciadas pela RNP têm um tempo de
>>> atendimento melhor hoje. Vamos chegar lá, tanto colocando mais gente
>>> para trabalhar nos atendimentos (o que já foi feito) mas,
>>> principalmente, com a automatização de diversos processos (o que está
>>> sendo feito).
>>>
>>> Críticas construtivas e um diálogo sobre os problemas e soluções é
>>> sempre bem vindo. O objetivo do NIC.br com o IX.br é o de melhorar a
>>> infraestrutura da Internet disponível no Brasil, colaborando para que
>>> tenhamos maior estabilidade, velocidade, disponibilidade e menores
>>> custos, conforme orientações do CGI.br. O investimento que fazemos é
>>> bastante alto, mas acreditamos que tem dado bons resultados, apesar da
>>> necessidade de melhorar.
>>>
>>> Atenciosamente,
>>> --
>>> Antonio Marcos Moreiras
>>> Gerente de Projetos e Desenvolvimento
>>> Centro de Estudos e Pesquisas em Tec. de Redes e Operações (Ceptro.br)
>>> Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
>>> +55 11 5509-3553
>>> +55 11 99154-8838
>>> INOC 22548*266
>>> www.nic.br
>>>
>>> --
>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>> --
>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>
>>
>>
>>
>> --
>> Antonio Sanches
>> Diretor TI
>> OMNI TELECOM
>> Av. Antonio Sanches Fernandes QD 28 LT 19
>> Itaguai II - 75690-000
>> Caldas Novas - Goias
>> Fone: 55 64 3513 9200
>> Móvel: 55 64 9982 0780
>> asanches at omni.net.br
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



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