[GTER] Ativação PTT
Humberto Galiza
humbertogaliza at gmail.com
Thu Nov 12 11:08:02 -02 2015
Moreiras, parabéns pela transparência. Admitir os problemas é o
primeiro passo para o sucesso!
Uma sugestão: poderiam investir mais na automação de alguns
procedimentos, através do próprio portal do IX.br. No AMS-IX eu
consigo fazer a maioria das coisas simples (ativação de sessão BGP com
os RS, mudar mac, mudar tag de vlan, e por aí vai) e que tem sido o
maior alvo de reclamações dos usuários aqui na lista. Além disso, eles
fornecem os gráficos (banda, sflow, etc) e o histórico de atendimento.
Certamente vocês devem ter um bom relacionamento com eles; veja se não
consegue "copiar" o modo de operação/software de lá (já que eles tem
muito mais tráfego que o IX.BR, e assim alivia a tua equipe e melhora
o tempo de resposta das solicitações dos participantes.
Abs,
Humberto Galiza
Em 11 de novembro de 2015 10:44, Antonio Carlos Sanches
<asanches at omni.net.br> escreveu:
> Parabéns pela transparência, espero que consiga equalizar todas as
> demandas...
>
> Em 10 de novembro de 2015 20:20, m <marcos at turbonetbr.com.br> escreveu:
>
>> Obrigado pelas palavras
>>
>>
>> Marcos
>>
>>
>> Enviado pelo Outlook para Android
>>
>>
>>
>>
>>
>> On Tue, Nov 10, 2015 at 11:47 AM -0800, "Antonio M. Moreiras" <
>> moreiras at nic.br> wrote:
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Caros,
>>
>> Sou o responsável atual pelas ativações no IX.br e gostaria de fazer
>> algumas considerações.
>>
>> Primeiro, toda equipe do IX.br está 'ouvindo' atentamente essa thread e
>> vamos certamente considerar cuidadosamente todas as críticas,
>> comentários e sugestões, procurando melhorar.
>>
>> Nós também não consideramos o tempo de atendimento atual satisfatório.
>> Gostaríamos de chegar ao tempo de ativação para um novo participante de
>> 1 mês no pior caso. Eu acredito que, com o número de pedidos de ativação
>> atual, podemos alcançar essa meta na primeira metade do próximo ano.
>> Para isso, como já comentei anteriormente, estou gerenciando uma equipe
>> de ativação nova. O IX.br com isto passa a ter mais pessoas trabalhando.
>> Temos também gente na minha equipe trabalhando na otimização e
>> automatização gradativa dos processos. A equipe de ativação teve também
>> uma mudança no enfoque do atendimento e está hoje orientada e preparada
>> para dar suporte aos participantes que tiverem dificuldades, com
>> exemplos de configuração, conferências telefônicas, explicações, o que
>> for necessário para solucionar o problema na ligação ao IX.br. De certa
>> forma, consideramos esse novo enfoque no suporte e orientação uma
>> atividade complementar aos cursos de Melhores Práticas para os
>> Provedores, que minha equipe também conduz. Se essas ações se mostrarem
>> insuficientes, pensaremos em outras.
>>
>> Não consideramos de forma alguma que o atendimento tenha que ser 'ruim'
>> e 'lento’ por que é 'gratuito'. A discussão do modelo de
>> sustentabilidade financeira do IX.br é uma questão transversal à questão
>> da qualidade. Primamos pela qualidade operacional e estabilidade. Acho
>> que poucos de vocês vão discordar se eu disser que o IX.br funciona bem
>> e é estável. A equipe do IX.br sempre cuidou disso com excelência. Temos
>> consciência de que o atendimento aos participantes não evoluiu da mesma
>> forma ao longo do tempo, temos ciência de que muitos provedores de
>> acesso têm também dificuldade em entender detalhes do funcionamento do
>> IX.br. Estamos tomando ações concretas para melhorar o entendimento, a
>> qualidade e o tempo de atendimento também. Queremos oferecer um bom
>> atendimento, se possível um excelente atendimento, independentemente da
>> questão do custo da porta do IX.br ser repassado ou não aos participantes.
>>
>> O Internet Exchange de São Paulo tem uma complexidade maior do que os
>> demais, em vários aspectos. Os testes para conectar novos participantes
>> têm que ser mais complexos, para garantir a estabilidade da estrutura.
>> Por exemplo, em relação ao número de MACs suportados nos circuitos de
>> transporte. O número atual de participantes e a atratividade do IX.br de
>> São Paulo gera um número de chamados elevado, e muitas vezes com
>> complexidade maior para serem atendidos do que em outras localidades.
>> Então, sim, algumas localidades gerenciadas pela RNP têm um tempo de
>> atendimento melhor hoje. Vamos chegar lá, tanto colocando mais gente
>> para trabalhar nos atendimentos (o que já foi feito) mas,
>> principalmente, com a automatização de diversos processos (o que está
>> sendo feito).
>>
>> Críticas construtivas e um diálogo sobre os problemas e soluções é
>> sempre bem vindo. O objetivo do NIC.br com o IX.br é o de melhorar a
>> infraestrutura da Internet disponível no Brasil, colaborando para que
>> tenhamos maior estabilidade, velocidade, disponibilidade e menores
>> custos, conforme orientações do CGI.br. O investimento que fazemos é
>> bastante alto, mas acreditamos que tem dado bons resultados, apesar da
>> necessidade de melhorar.
>>
>> Atenciosamente,
>> --
>> Antonio Marcos Moreiras
>> Gerente de Projetos e Desenvolvimento
>> Centro de Estudos e Pesquisas em Tec. de Redes e Operações (Ceptro.br)
>> Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
>> +55 11 5509-3553
>> +55 11 99154-8838
>> INOC 22548*266
>> www.nic.br
>>
>> --
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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> Antonio Sanches
> Diretor TI
> OMNI TELECOM
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> Itaguai II - 75690-000
> Caldas Novas - Goias
> Fone: 55 64 3513 9200
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