[GTER] Ativação PTT

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sat Nov 7 19:47:19 -02 2015

 Olá Sérgio,

+1 falta gestão (processos/automação).

Discordo com relação ao IX.br ser um "serviço gratuito" pois é uma das
atribuições do CGI.br. Basicamente cada pessoa ou empresa que paga por um
domínio .br (e outros serviços) está financiando o projeto e indiretamente
sendo beneficiado pelos resultados dele.

Eu sempre defendi e continuo com a opinião que o IX.br precisa passar por
uma transição para o modelo de membership como já acontece com os Pontos de
Troca de Tráfego mais conhecidos para ser capaz de dar conta da demanda
atual e futura, porém é necessário e essencial que todos os AS estejam
pagando uma mensalidade antes disso para que essa transição aconteça de
maneira tranqüila e mantendo a estabilidade.
Pelo histórico do IX.br ter sido diferente de outros IXPs e nascido como
uma iniciativa do CGI.br é plenamente possível a continuidade dessa
iteração em uma gestão com decisões tomadas de maneira conjunta entre
NIC.br e sócios.

Fernando