[GTER] Ativação PTT

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Nov 7 18:39:10 -02 2015

> 155.049.706,00

Muito disso é dinheiro "intocável", como as renovações de domínios
recebidas antecipadamente. Elas só podem entrar paulatinamente a cada ano
que passa. Outro dinheiro segregado é o que garante a manutenção dos
atividades por algum tempo na completa falta de receitas, para que projetos
em andamento tenham como transitar para novas casas sem interrupção.

Um comentário já ouvido do pessoal do IX.br é que chega no PTT-Forum e
ninguém comenta, então me pareceu um convite a discutir essas questões por
lá.

> Mas precisa melhorar…Com mudança nos processos, com mais gente envolvida,
> automação, etc, etc, etc,…..só precisa melhorar.

Mudança de processos e automação eu concordo.

> tem piorado nos últimos tempos, o que leva a crer que nada tem sido feito
> no sentido de melhorar ( sei que não é bem assim, mas é o que estamos vendo
> ).

Para avaliar precisa avaliar também a demanda... o IX.br de SP tem um
efeito Tostines muito forte.

> aceitariam pagar por serviço solicitado/executado, desde que o atendimento
> fosse imediato. Talvez possa ser essa uma solução. ( Existe a máxima que
> não se pode reclamar de serviço grátis ).

Eu acho que se pode e deve sim reclamar de serviço grátis. A qualidade de
um serviço precisa ser compatível com o objetivo desse serviço; se o
objetivo é ser uma opção de interconexão direta entre AS, alguns atributos
de disponibilidade e previsibilidade precisam ser atendidos. Se o
cumprimento desse objetivo estiver sendo afetado pela receita, a receita
precisa subir... mas no caso específico de prazo de ativação, eu me
pergunto se é o mesmo o caso - não sei. O que me parece mais incompatível
com a receita (ou falta dela) é o crescimento de tráfego. Nos tempos em que
os PIX eram interligados por 1G e 10G, os custos dos "brinquedos" eram de
um patamar... o mundo de DWDM de zilhões de canais e portas 100G tem
componentes com preços de 6 dígitos. É outro nível.

Rubens