[GTER] RES: RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Tiago de Souza Ribeiro listas at tiagosr.com
Wed May 27 23:06:03 -03 2015

---- On Wed, 27 May 2015 22:22:02 -0300 Rubens Kuhl<rubensk at gmail.com> wrote ----
 > É justamente por raciocínios assim que os PTTs regionais não progridem,
 > pois você está usando apenas o raciocínio de custo sem analisar ganhos de
 > latência e disponibilidade.

Mas eu não vou ganhar nada em latência nem disponibilidade conectando ao PTT-MG
hoje. Atualmente ele só serve para os participantes venderem trânsito entre si.

Penso que quem tem que se conectar primeiro e incentivar o crescimento são os
provedores próximos ao PTT. Quem está longe vai ter prejuízo se ir nessa de fomentar
o PTT regional.

Na verdade acho que não deveria existir "quem está longe". Por isso faltam mais PTTs.
Para mim, 250Km é perto ainda.

E se, ao invés de criar novos PTTs dentro dos estados, fossem criados apenas PIXes do
que já existe?
Dessa forma, haveria um PIX do PTT-MG aqui, há 600Km de distância de BH. Quem se
conectasse nesse PIX estaria fomentando o PTT-MG como um todo sem ter prejuízos.

E ainda, até onde sei, quem mantém os PIXes são as empresas de telecom., não o NIC.br,
certo? Se estiver correto, é uma forma de expandir o projeto sem aumentar os custos
para o NIC.

Por que alguém manteria um PIX com recursos próprios, a 600Km de distância de BH?
Pelo mesmo motivo pelo qual os PIXes em SP são mantidos. Aqui tem uma cidade de
400.000 habitantes, com dezenas de provedores locais e mais dezenas de outros em
cidades próximas. Seja lá qual for o motivo para manterem PIXes em SP, deve valer por
aqui também.

A região aqui é um exemplo, tenho certeza que devem ocorrer casos semelhantes em
outros estados.

Mas como ninguém seria louco para fazer um anel óptico com fibra apagada de mais de
600Km, para tornar esses PIXes de longa distância possíveis o NIC.br tem que abrir uma
exceção para eles e permitir usar transporte L2 até o PTT regional. Deixe que quem fizer
o transporte se responsabilize pela disponibilidade.
Sim, o transporte do PIX pode ter falhas de disponibilidade, mas da mesma forma o
transporte individual do provedor até o PTT regional também pode.
Vai dar na mesma, com a diferença de que será 1 único transporte de grande capacidade
contratado, que sai mais barato que 20 separados.

 > Que cidade é essa ?

Montes Claros - MG.

 > Na Paraíba o PTT fica em Campina Grande e não na capital do estado, João
 > Pessoa, que não tem PTT. Não há uma determinação de que PTTs aconteçam
 > apenas em capitais, e além de Campina Grande, há PTTs em cidades onde na
 > capital do estado há também um PTT: Campinas, São Carlos, Caxias do Sul,
 > Lajeado, Londrina, Maringá, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

O problema é maior em estados maiores.
Citei Sergipe, por exemplo, por que lá, 1 PTT deve atender o estado inteiro e
ninguém vai reclamar que ele está muito longe.

De nada adiantaria que no caso de MG, por exemplo, criassem mais um PTT no
sul do estado, pois lá é onde menos precisa de investimento nessa questão.
Na minha opinião o foco tem que ser aumentar a abrangência no estado, não fazer
um cluster de PTTs separados por 100Km de distância apenas.

 > Só o que não é usual é mais de um PTT por região de telefonia, apesar de
 > que suspeito que isso logo venha a acontecer também.

Se houvesse apenas 1 em cada região de telefonia já estaria bom de mais.