[GTER] RES: RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 27 22:22:02 -03 2015

> Mas se a Eletrobrás e dona dos cabos ópticos, e todo o holding dela
> pertence
> ao governo, ainda há a possibilidade da concessão de fibras para projetos
> do
> tipo, não?

A Eletrobrás é a holding, os cabos são das empresas-membro, por exemplo a
Eletronorte. Apesar de controlada pelo governo, a Eletrobrás é uma empresa
com acionistas, não uma propriedade exclusivamente estatal. O governo como
gestor tem obrigações fiduciárias e não pode indispor do patrimônio dela
sem que isso seja justificável para os outros acionistas.

Além disso, os cabos OPGW não tem número infinito de pares... eles já são
um aproveitamento de espaço ao utilizar o que normalmente seria o núcleo
oco do cabo de aterramento com as fibras.

> Mas parece que só resta a conscientização mesmo.
> Eu acho que um problema na ideia de ter um ponto de troca de tráfego
> geograficamente próximo é que os PTTs não estão próximos da maioria que
> precisa.
>
> Estou em MG, a mais de 600Km de distância de BH. Prefiro ficar não me
> conectar a PTT algum do que pagar o mesmo que pagaria de transporte até
> SP para chegar em um lugar que não vai trazer o mesmo retorno.

É justamente por raciocínios assim que os PTTs regionais não progridem,
pois você está usando apenas o raciocínio de custo sem analisar ganhos de
latência e disponibilidade.

> [...]
> proximidades de BH eu não posso influenciar para uma mudança no cenário
> do PTT de lá porque não estou no meio deles para elaborar algo convincente.
>
> Há uma cidade com aproximadamente 400.000 habitantes a 190Km daqui.
> É de lá que sai praticamente todo link usando por provedores nas cidades da
> região. Essa região aqui eu conheço, e também os provedores que trabalham
> aqui, ao contrário de BH.
> Se houvesse um PTT nessa cidade, eu nem me importaria com conteúdo e já
> estaria lá e incentivando os demais por aqui.

Que cidade é essa ?

> O problema é que apenas capitais é muito pouco (exceto no Sergipe, talvez).

Na Paraíba o PTT fica em Campina Grande e não na capital do estado, João
Pessoa, que não tem PTT. Não há uma determinação de que PTTs aconteçam
apenas em capitais, e além de Campina Grande, há PTTs em cidades onde na
capital do estado há também um PTT: Campinas, São Carlos, Caxias do Sul,
Lajeado, Londrina, Maringá, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Só o que não é usual é mais de um PTT por região de telefonia, apesar de
que suspeito que isso logo venha a acontecer também.

Rubens