[GTER] RES: RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 27 19:41:14 -03 2015

> Acho que o NIC.br pode facilitar as coisas nesse ponto e permitir que a
> interconexão seja
> feita por um transporte L2, sem a necessidade de fibra apagada. Eles
> exigem fibra
> apagada para interconectar os PIXes, mas isso não é viável para
> interconectar PTTs
> distantes.

Fibra apagada é uma necessidade para expansão. É só notar o quanto o
tráfego do PTT de SP cresceu; isso só foi possível por causa do requisito
de fibra apagada. Se se a distância é grande, isso significa que deveria
ser outro PTT.

> Sobre quem vai fazer... eu pensei na Eletronet, que é estatal.

Não mais, ela é uma massa falida gerida por seus credores, que são empresas
privadas.

> A rede deles passa por praticamente todas capitais do país, onde há todos
> PTTs principais.
>
> É só o NIC.br conseguir junto ao governo que a Eletronet

faça o transporte L2.

A Eletronet não é do governo, mas a Telebrás agora... agora, porque a
Telebrás faria isso ? Porque ela prestaria gratuitamente um serviço de
interesse privado com recursos dos contribuintes ?

> Uns 10Gbps para cada PTT regional é fácil para eles.
> Com a estrutura da Eletronet, até fibra apagada eles devem conseguir
> fornecer se preciso.

Tanto a Eletronet quanto a Telebrás tem cessão de um par só de cada rota e
olhe lá; as fibras em si são de empresas de energia elétrica e de
transporte de petroquímicos.

> Como é algo temporário (só até o PTT se fortalecer), acho que dá para
> estimar
> mais ou menos por quanto tempo isso deve levar (e estabelecer um tempo
> limite: se o tal
> PTT não se fortalecer em X anos, desiste) e o governo conseguir uma verba
> (do Fust ou do
> mesmo lugar de onde estão planejando tirar para financiar o surreal PBLPT)
> para custear
> gastos com infraestrutura nesse período.

O governo está aumentando o FUNTEL para custear o rombo do tesouro... o
dinheiro está indo no sentido contrário ao que você está prescrevendo.

> Depois que o PTT regional se firmar e estiver lá com seu CDN Netflix,
> Akamai e GGC, o
> transporte pode ser desativado. Só não imaginei ainda como faria o
> fornecimento de link
> para esses CDNs lá, talvez o NIC.br pudesse contratar de algum provedor ou
> operadora
> local, não sei se é assim que é feito em SP...

E porque o NIC.br contrataria esse link e como isso seria pago ?

> Mas esse mundo de fibra da Eletronet tem que servir para algo maior que
> fins comerciais.

Mesmo que sejam fins institucionais ou de política de estado, ainda sim não
são fins assistenciais.

> Se possibilitar transporte L2, sem necessidade de fibra apagada, pode ser
> que as
> operadoras (TIM, Telefônica, Embratel, Oi...) sejam solidárias e sedam
> alguma capacidade
> ociosa nos enlaces deles para SP. 2Gbps de cada uma para cada PTT e está
> solucionado.
> Estou sonhando de mais? :p

Viajou bem. ;-)

> Acho que o pessoal que tem mais conhecimento de mercado e da forma como
> funciona o
> PTT nas questões financeiras consegue tornar ao menos alguma parte dessas
> ideias viável.

Pelo contrário, quanto mais se entra no entendimento de estrutura do
mercado menos essas idéias parecem viáveis.

Rubens