[GTER] RES: RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Tiago de Souza Ribeiro listas at tiagosr.com
Wed May 27 17:01:54 -03 2015

Acho que o NIC.br pode facilitar as coisas nesse ponto e permitir que a interconexão seja
feita por um transporte L2, sem a necessidade de fibra apagada. Eles exigem fibra
apagada para interconectar os PIXes, mas isso não é viável para interconectar PTTs
distantes.

Sobre quem vai fazer... eu pensei na Eletronet, que é estatal.
A rede deles passa por praticamente todas capitais do país, onde há todos PTTs principais.

É só o NIC.br conseguir junto ao governo que a Eletronet faça o transporte L2.
Uns 10Gbps para cada PTT regional é fácil para eles.
Com a estrutura da Eletronet, até fibra apagada eles devem conseguir fornecer se preciso.

Como é algo temporário (só até o PTT se fortalecer), acho que dá para estimar
mais ou menos por quanto tempo isso deve levar (e estabelecer um tempo limite: se o tal
PTT não se fortalecer em X anos, desiste) e o governo conseguir uma verba (do Fust ou do
mesmo lugar de onde estão planejando tirar para financiar o surreal PBLPT) para custear
gastos com infraestrutura nesse período.

Depois que o PTT regional se firmar e estiver lá com seu CDN Netflix, Akamai e GGC, o
transporte pode ser desativado. Só não imaginei ainda como faria o fornecimento de link
para esses CDNs lá, talvez o NIC.br pudesse contratar de algum provedor ou operadora
local, não sei se é assim que é feito em SP...

Mas esse mundo de fibra da Eletronet tem que servir para algo maior que fins comerciais.

Se possibilitar transporte L2, sem necessidade de fibra apagada, pode ser que as
operadoras (TIM, Telefônica, Embratel, Oi...) sejam solidárias e sedam alguma capacidade
ociosa nos enlaces deles para SP. 2Gbps de cada uma para cada PTT e está solucionado.
Estou sonhando de mais? :p

Acho que o pessoal que tem mais conhecimento de mercado e da forma como funciona o
PTT nas questões financeiras consegue tornar ao menos alguma parte dessas ideias viável.

O que acham?

---- On Wed, 27 May 2015 13:58:27 -0300 Fernando Frediani<fhfrediani at gmail.com> wrote ----