[GTER] RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Rafael Koike koike.rafael at gmail.com
Mon May 25 17:17:07 -03 2015

A resposta mais simples para uma estrutura de PTT (Ponto de Troca de
Trafego) é a disponibilização de meios para se aumentar a disponibilidade e
a performance da Internet.

Exemplo:

ISP A tem link para Internet de 100Mbps via Level 3
ISP B tem link para Internet de 50Mbps via Telefonica
ISP C tem link para internet de 50Mbps via Embratel

Se todos se conectassem ao PTT e aceitassem a troca de tráfego entre si
cada um dos provedores teria uma saída principal para internet via seu
provedor contratado e ainda teria 2 redundâncias de saída em caso se
problema usando rotas secundárias via peso ou outra métrica do BGP

O próprio PTT como seria uma estrutura compartilhada poderia prover
serviços de CDN onde Netflix, Google, Akamai, etc. instalariam suas
estruturas lá uma única vez e todos os provedores A,B,C utilizariam do
cache local.

O próprio PTT poderia se conectar a backbones governamentais e prover
redundância a cada um dos ISPs

Desafios para isso.

A estrutura do PTT demanda de:

   - Espaço físico de Datacenter com:
   - Energia redundante: 2 pontos de entrada distintos ou até mesmo 2
   concessionárias distintas, No-breaks, geradores elétricos
   - Controle de acesso físico (Catracas, câmeras, crachás, cercas, muros,
   mantrap doors, etc.)
   - Combate a incêndio/incidentes (Sprinklers, FM-200, extintores, etc.)
   - Racks, cabeamento estruturado, DIO, etc.
   - Equipamentos de rede: Switches e roteadores
   - Operadores de datacenter: (Seguranças de entrada, técnicos, etc.)

Lembre-se que isso irá demandar custos mensais recorrentes, quem irá bancar
essa manutenção toda?

Ultrapassado essa primeira fase temos que resolver:
Troca de tráfego entre ISPs.
O seu ISP vizinho vai aceitar ser seu backup?
Você vai aceitar ser backup do seu vizinho?
Se o seu vizinho usar sua infra você vai cobrar dele? Quanto? Por mega
trafegado? Por tempo de uso?
O mesmo vale para você usar a infra dele.
Ambos não irão cobrar um do outro para essa redundância? (Ajuda mutua?)

O governo até poderia ter interesse em se conectar a essas regiões, mas
primeiro precisa do plano de negócio.

Os ISPs irão levar internet rápida a população da região?
Quanto vai custar?
Irão aderir a Banda Larga Popular?
Existe mercado consumidor para isso na região?

Veja que uma estrutura dessas para funcionar depende de cada ISP ceder algo
em troca de receber algo.
Fora isso só se um terceiro de boa fé como a NIC.br para construir algo
compartilhado e as pessoas começarem a aderir.
Mas pelo que o Rubens mostrou dos resultados financeiros em outro tópico
não acredito que haja dinheiro para operar isso. (A não ser que haja
investimentos privados ou estatais)

O que voce acha?