[GTER] BGP Multi

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu May 21 14:39:36 -03 2015

Eu tive 3 casos de custo unitário (por Mbps) do burstable: num fornecedor
foi 20% mais caro que o mega committed. Noutro era o mesmo valor. E em
outro era mais barato que o committed... cada empresa tem uma forma
diferente de apropriar custos e calcular margens e preços, e essa
diversidade vai se refletir também nesse modelo de contratação.

Lembrando que circuito de acesso e velocidade de porta são a da capacidade
máxima, então esses componentes de custo podem afetar a conta; por exemplo,
se ao invés de uma interface de Fast Ethernet você agora vai precisar de
uma interface Gigabit, em várias operadoras isso pode custar mais caro. Mas
se você está indo de uma capacidade parcial em porta Giga (ex: 300Mbps)
para uma ainda capacidade parcial em porta Giga (ex: 300Mbps de committed
mais 300 Mbps de burstable), a tendência é ser pequena a diferença. O
burstable inclusive é uma ferramenta de crescimento de receita para a
operadora, pois senão o faturamento fica sempre limitado apenas ao contrato
básico.

Rubens