[GTER] BGP Multi

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu May 21 15:20:07 -03 2015

Tem outro detalhe importante a ser levado em conta ao se fazer as contas
na hora de contratar esse modelo.

Quem hoje tem um link full, por exemplo 500 Mbps, pode, se quiser,
utilizar esse link 'no talo' mas sabe que vai perder pacotes então o
normal e recomendado é que isso nunca aconteça o que na prática leva
você a utilizar apenas uns 80% do seu link full. Ou seja voce está
pagando por 500 Mbps mas na prática só está podendo usar 400 Mbps (só um
exemplo).

Pois bem, no modelo burstable você vai poder utilizar efetivamente
aquilo que tem contratado mínimo, o 'commited' sem riscos de perda de
pacotes. Entao na prática o que você estará pagando desses 500 Mb
burstable seria mais ou menos equivalente ao que pagaria de uns 600 Mb
link full sem poder usa-lo totalmente.

Se em 1 mês você passar daquilo, tranqüilo, paga o que excedeu sem
maiores problemas. Significa que em teoria seu faturamento e base de
clientes aumentou.
Se nos próximos meses você continuar excedendo esses 500 Mb committed
você liga lá e pede ao aumento desse mínimo, rê-negocia pra um valor
melhor e fim da história.

Espero que ajude.
Abraços.
Fernando Frediani