[GTER] RES: RES: PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 19 20:24:58 -03 2015

> Olá Carlos,
>
> Infelizmente se você for pelo lado da iniciativa privada você não verá um
> PTT como o PTT-Metro nas diversas regiões do Brasil.
> Veja que não estou dizendo que não haverá PTT mas sim que não haverá como o
> modelo de preço e liberdade e diretrizes do PTT-metro.

O que o Carlos sugeriu funciona sim, porque não é um modelo privado do tipo
"ptt.com.br", mas sim um modelo de cooperação direta entre os interessados.

> Por mais que haja a discussão entre iniciativa privada vs pública no
> crescimento econômico de uma região, você há de concordar que se alguma
> empresa montar algo em uma região não será porque ela é boazinha e quer ver
> as pessoas felizes.
> Ela irá montar com fins de lucro.

Se for um terceiro e não um dos interessados, sim. Mas o modelo mais
funcional é o de intersecção direta entre os interessados.

> Sendo assim, se hoje voce já tem Terremark e PTT-Metro em São Paulo e a
> maioria dos pequenos está se conectando no PTT-Metro é porque é melhor ou
> mais viável (economicamente, contratualmente, etc.)

A Terremark escolheu um modelo de PTT que tinha como foco mais os serviços
dela de colocation do que a troca de tráfego em si, mas um PTT privado
poderia ter se sagrado vencedor em relação ao PTT-Metro se um modelo mais
próximo dos desejos da comunidade tivesse acontecido. Não é só a questão de
fomento do NIC.br que definiu isso...

Rubens