[GTER] RES: PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue May 19 19:50:11 -03 2015

Marcus,

Do discordo de uma coisas na sua resposta: em tese o fórum correto para
discutir tecnologias e arquiteturas posts o PTT seria mesmo a lista do
GTER, porém essa discussão não vinga, por dois motivos:

1) uma parte da comunidade entende que é obrigação do governo, do NIC, ou
da Telebrás (em resumo "dos outros") resolver o problema da Internet
brasileira. Não acho que seja a maioria, mas é um problema que impacta
todas as discussões.

2) porém o maior problema é que a equipe do PTT nau participa do debate
público, exceto nos eventos anuais, onde é feito uma divulgação das ações
feitas. No dia a dia há pouca abertura. Pode até ser que exista um outro
fórum para tratar disso, mas se existe eu não sei.

Ps. Vejam que esse processo em si não tem nada de errado, afinal a equipe
do PTT tem competência e recebeu autonomia para tocar isso como julgar
melhor, o que tem feito com altíssima qualidade. Eu apenas entendo que esse
processo acaba perdendo oportunidades importantes de colaboração e
crescimento coletivo, que poderiam ser alavancadas com maior participação
da comunidade.

Carlos Ribeiro