[GTER] RES: PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Marcus Grando marcus at sbh.eng.br
Tue May 19 19:13:03 -03 2015

Oi,

> Obrigado mais uma vez.
>
> Sendo assim fica a minha pergunta de havendo interesse da comunidade em se
> ampliar ou alterar a atual estrutura tecnológica do PTT, quais seriam os
> caminhos ou caminho?
> Participar das reuniões do CGI.br? ou do NIC.br?
> Falar diretamente com uma pessoa responsável do PTT?

O pessoal do PTT tem uma equipe técnica muito bem formada que está buscando
alternativas e melhorias para o tamanho que o PTT tomou. Não é um switch
qualquer que tu liga e aguenta a quantidade de MAC, Vlans, etc. Então é um
problema que diria que 80~90% da área técnica da internet no Brasil não
chegou nem perto.

Você está exatamente no local correto para fazer algo. Prototipar, testar,
trocar idéias no GTER, é assim que se trará mais informações para o pessoal
do NIC. A pergunta correta para quem quer ajudar é perguntar quais são os
desafios hoje do PTT e quais eles vem já para futuro. Com isso, cada um
poderá prototipar, testar, analisar, tirar conclusões e enviar suas
conclusões para lista/NIC.

gter at eng.registro.br e eventos do NIC. São abertos e free.

> Em relação a falta de AS e redes eu vejo que o maios problema foi que no
> passado as exigências para se receber um AS eram muito grandes.
> Volume mínimo de hosts, sites publicados, distribuição geográfica, etc.

Existe uma limitação bem maior de AS que IPv4 (que inclusive já acabou).
Existem politicas que podem ser propostas e votadas pela comunidade de
Internet, você pode fazer isso no evento do Lanic e listas. Você pode
propor politicas diferentes das atuais, inclusive ler as atuais e ver se
fazem sentido. É um processo aberto também.

> [...]
> um pouco.
> E foi o que aconteceu. Até algum tempo atrás já era possível solicitar um
> AS com poucos IP's.
>
> Mas será que isso não ocorreu tarde demais?
> Hoje os provedores regionais já estão montados com suas estruturas baseadas
> em grandes provedores e ai mais uma vez volta o problema do ovo e da
> galinha.
> Não deve haver demanda de AS regionais porque as estruturas já existem e
> não se criam PTTs regionais porque não se tem os requisitos.
>
> Pensando em plano de crescimento nacional, será que poderia haver uma

Existe sempre a possibilidade da região se conectar por sí própria.
Equipamentos, local, energia inclusive pode ser pago pelos participantes.
Não existe uma lei que proiba a criação de IX's como prova e nem que
validado o IX o PTT não possa apoiar com equipamentos ele.

Abraços