[GTER] RES: PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Rafael Koike koike.rafael at gmail.com
Tue May 19 18:41:19 -03 2015

Obrigado mais uma vez.

Sendo assim fica a minha pergunta de havendo interesse da comunidade em se
ampliar ou alterar a atual estrutura tecnológica do PTT, quais seriam os
caminhos ou caminho?
Participar das reuniões do CGI.br? ou do NIC.br?
Falar diretamente com uma pessoa responsável do PTT?

Entendo que qualquer iniciativa dessas será apenas um caminho de
comunicação, não necessariamente significará que o PTT acatará as ideias,
mas sim um caminho para enviar as demandas correto?

Em relação a falta de AS e redes eu vejo que o maios problema foi que no
passado as exigências para se receber um AS eram muito grandes.
Volume mínimo de hosts, sites publicados, distribuição geográfica, etc.

Claro que isso é um padrão de requisitos que é solicitado em qualquer país,
mas se compararmos o volume de tráfego e usuários dos EUA por exemplo os
requisitos são coerentes, mas aqui no Brasil para fomentar o crescimento da
internet através de provedores regionais eu acho que a barra poderia descer
um pouco.
E foi o que aconteceu. Até algum tempo atrás já era possível solicitar um
AS com poucos IP's.

Mas será que isso não ocorreu tarde demais?
Hoje os provedores regionais já estão montados com suas estruturas baseadas
em grandes provedores e ai mais uma vez volta o problema do ovo e da
galinha.
Não deve haver demanda de AS regionais porque as estruturas já existem e
não se criam PTTs regionais porque não se tem os requisitos.

Pensando em plano de crescimento nacional, será que poderia haver uma
demanda reprimida de PTTs regionais?

Claro que talvez sejam apenas meia dúzia de empresas demandando algo que é
inviável economicamente.
Mas e se essa estrutura fosse montada para depois se gerar a demanda?

Digo isso porque hoje em nosso país vejo sempre empresários reclamando da
falta de investimentos em infra-estrutura do governo e por isso o país não
cresce e isso vira um dilema.
Claro que no mundo real um empresário precisa de portos, estradas,
aeroportos e todo o tipo de logística pública para produzir e entregar.
Mas do ponto de vista digital, será que não precisamos construir as nossas
rodovias digitais para que haja um crescimento tecnológico também nessas
regiões?

Sei que é difícil prever isso e muitas vezes voce acaba por construir um DC
no meio do sertão para ligar nada a ninguém. (Vide a nossa ponte estaiada
aqui em São Paulo que liga nada a lugar nenhum :-)

Mas ainda assim prevalece a pergunta, será que não devemos planejar e
discutir isso de forma inteligente e quem sabe ajudar o país a crescer?

Abs,
Rafael M. Koike