[GTER] RES: PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 19 18:20:59 -03 2015

> A criação do CGI.br foi feito via decreto lei.
> Sendo assim a CGI não é uma "entidade" do governo?
> Digo isso porque meu entendimento uma autarquia seria uma entidade
> governamental com independência de poderes. (Porem ainda assim criada pelo
> governo e com o envolvimento do governo)
> Dai a necessidade de a sua administração normalmente ter 50% de pessoas
> indicadas ou do próprio governo.

Abaixo do CGI.br foi criado outras estruturas, dentre elas a NIC.br e dai
> minha linha de raciocínio de que se o CGI.br tem 50% do seu board o governo
> as estruturas abaixo também deve ter e consequentemente envolvimento do
> governo.

No CGI.br há menos de 50% de participação do governo.  Juridicamente ele é
apenas um grupo de pessoas.

> Desculpe essa é uma visão de fora, de quem nunca trabalhou em autarquias ou
> estruturas mistas. Se essa visão estiver errada por favor, me corrija.

Estruturas multi-setoriais como o CGI.br tem um arranjo diferente mesmo.

> Agora a questão do investimento acho que temos um paradoxo aqui.
> Se dinheiro não é o problema, então porque não se monta PTTs em outros
> estados conforme comentado aqui?

Eu não disse que não é o problema, eu disse que o texto assumia como único
ou fundamental problema. Além disso, há diversos tipos de dinheiro, por
exemplo CAPEX e OPEX.

> Baixo volume de interessados?
> O custo não se justifica? (Aqui está o paradoxo se custo não é o problema)
> Baixo tráfego nessas regiões? (Aqui entra o conceito do ovo e da galinha já
> comentado anteriormente, o volume é pequeno porque não tem PTT ou não tem
> PTT porque o volume é pequeno?)

Custo não se mede só em dinheiro. Se há uma equipe com capacidade X, essa
capacidade tende a ser priorizada conforme o potencial.

O motivo mais comum para não ter PTT é falta de sistemas autônomos...
muitas redes, tanto de acesso quanto de conteúdo, ainda operam com
conectividade única e espaço de numeração cedido pelo upstream.

> Acho que são estes os pontos que geraram o inicio desta thread, como
> podemos discutir isso de forma organizada e chegar a uma conclusão?

Não sei, essa é uma pergunta para o pessoal do PTT...

Rubens