[GTER] PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon May 18 09:08:12 -03 2015

Wanderson, esse tipo de ação teria de ser impositiva e certamente não seria
respeitada...
Não penso que esse seja o caminho.

Apesar de o foco discussão ser "o que?" e "por quem?" deve ser discutido,
vou colocar mais uma vez aqui minha opinião pois acredito que com isso
também responderei as duas perguntas acima.

Os recursos do NIC/CGI são advindos primordialmente das taxas dos serviços
de nomes e números.
E até onde eu sei consta do documento de constituição do NIC/CGI que esses
recursos devem ser reinvestidos na melhoria da qualidade dos serviços de
Internet no Brasil.

É justamente daí que veio o projeto PTT-metro (confere?)

Esses recursos não podem ser usado por exemplo para custear o link de
transporte do PTT-OIAPOQUE até o PTT-SP.

Mas podem ser usados para constituir um PTT na região o Oiapoque.
(até aqui isso já acontece... anda com as pilhas meio fracas, mas já
acontece)
Mas TAMBÉM ser usado para prestar consultorias ao grupo de ASNs
participantes do PTT-OIAPOQUE sobre como viabilizar o melhor uso do
dinheiro deles mesmos a fim de viabilizar links dali até grandes centros,
talvez até o PTT-SPO.
(e essa é só uma das ideias.)

Apenas exemplificando alguns dos possíveis serviços ofertados:
Todos sabemos que no mercado de link transporte, volume comprado regula
preço.
Então se a empresa A, B e C, compra 3 links de 100Mb cada uma,
provavelmente com o mesmo dinheiro comprar-se-ia um total de 500Mb.
Além disso, cria-se um ponto de concentração aonde talvez, no futuro alguma
CDN queira estar presente.

Depois do floreio, minha conclusão:
Não vejo como discutir algo dessa magnitude se a presença dos principais
interessados.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação