[GTER] PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Sun May 17 10:48:44 -03 2015

De antemão me desculpem pela opinião que segue, mais é minha, e
baseada na minha realidade, pode não ser a realidade dos demais.
Concordo com o fomento dos PTT's mais regionalizados e sobre a
descentralização do tráfego, mais não posso acreditar em Papai Noel.

Na prática a teoria é outra. Quando decidimos nos conectar ao PTT,
tínhamos em mente que precisaríamos contratar transporte (custo $$) uma
vez que o mais próximo para nós (Florianópolis) está a 200Km, e lançar
200Km de fibra para se conectar ao PTT Floripa não é algo muito
interessante para um ISP pequeno.

O custo então do transporte
repassado pelas operadoras que nos ofertaram os serviços era o mesmo
tanto para SP, quanto para RJ ou para Floripa.

Ai pergunto aos Srs,
qual deveria ser minha decisão nesse caso?

Por mais que o PTT não seja
uma instituição que vise o lucro, nós visamos, e para isso precisamos
inevitavelmente pensar nos custos e nos retornos dos investimentos.

Por tanto deixo uma pergunta no ar, como tornar essa ligação (nosso
caso por exemplo a 200Km de Floripa) pelo menos um pouco mais
interessante comparado a SP, para que tenha argumentos de chegar a
direção da empresa e sugerir isso?

Espero que tenham entendido meu
ponto de vista, mais somente para reforçar, não estou estimulando o
crescimento exponencial do PTT-SP e abolindo os demais, mais sim
afirmando que inegavelmente é muito mais interessante a qualquer ISP que
não tenha um PTT na esquina, cruzar o País até SP da forma como a
distribuição do conteúdo está hoje. E digo também que essa
descentralização não irá acontecer a menos que os grandes da área de
telecom incentivem essa ideologia.

---

Att

Márcio Elias Hahn do
Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulinternet.net
INOC-BR:
52977*100
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]

 [2]

Em
16/05/2015 12:11, Wenderson Souza escreveu:

> Fábio,
>
> Pensei
exatamente nisso, mas pensei da forma que o AS do estado A, só
> poderia
se conectar no PTT do estado B, caso estivesse já conectado no PTT
> do
seu estado.

> Quanto a um AS de estado que ainda não dispõe de PTT,
este deveria se
> conectar no PTT de um dos estados vizinhos, antes de
transpor este para um
> outro estado.
>
> Quando houver um PTT novo
nesse estado, o NIC.br daria um prazo hábil para
> ele se conectar no AS
do seu estado, com pena de desconexão do PTT do outro
> estado.

Assim um AS do PR só poderia se conectar no PTT-SP (por exemplo) após
estar
> conectado em um dos PTT do PR (PTT-PR / PTT-LDA / PTT-MGF).

Dessa forma, vejo que a quantidade de participantes, mesmo que de
início
> com pouco tráfego, começasse a ficar mais vistoso aos olhos dos
geradores
> de conteúdo, pois os mesmos possuem mecanismos pra mensurar
o potencial de
> tráfego de um PTT e seus rescpectivos AS'es.

Atenciosamente,

> Wenderson Souza - wendersonsouza at gmail.com
> +55
(43) 9162-4333 Vivo Mobile

2015 09:38, Fabio Luiz <fabio at netway.psi.br> escreveu:

> [...]
uma sugestão, sei que vão me criticar . O ptt poderia fomentar a ideia
de que o as do estado z , so poderia se conectar ao ptt de Sp se ele
estiver conectado ao ptt do estado z, Isso iria estimular o ptt da
cidade z . E desconcentrar Sp Fábio luiz Enviado via iPhone 

Em 15/05/2015, às 20:31, Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ] <

elizandro at pachecotecnologia.net> escreveu:

> [...]
Márcio, é fato que ( assim como eu e você )
estados pra buscar conteúdo, não só mais barato, mas também com uma
"qualidade" melhor. E s

tráfego local ( que ao que me parece é a ideia inicial de
local, fique local ) jamais teremos algo de interessante. SP sofre hoje
as consequências disso, e o que MENOS interessa nesse ponto é quem é o
culpado. Acho

border-left:#1010ff 2px solid; m
importante foi levantada, e tenho certeza que foi escutada... digo
sempre uma coisa A GALERA DO PTT NÃO BRINCA!

ptt eu tenho PERCA pro google*.
border-left:#1010ff 2px solid; margin-left:5px; width:100%">Não vamos
nos doer galera... vamos entender o sentido inicial e