[GTER] PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Christian Esteve Rothenberg chesteve at dca.fee.unicamp.br
Sun May 17 09:33:34 -03 2015

Prezados,

muito interessante a discussão e a "chamada à ação da comunidade" do
Carlos Ribeiro visando contribuir no crescimento com qualidade dos PTT
no Brasil, projeto que de fato é para o Brasil estar orgulhoso quando
comparado com os ecossistemas de PTT no resto do mundo. Como foi dito,
em certa medida pode ser interpretado que em particular PTT-SP esteja
sendo uma vitima do seu próprio sucesso.

Meu grupo de pesquisa está fazendo uma série de estudos sobre o
ecossistema de PTTs no Brasil. Aproveito para agradecer o apoio dos
colegas do NIC.br que ajudaram na obtenção de informações em alguns
LG.

O código fonte usado para levantamento e análise das tabelas BGP nos
26 PTT no Brasil encontram-se aqui:
https://github.com/intrig-unicamp/ixp-ptt-br/wiki

Temos interesse em colaborações com partes interessadas de toda
natureza (ISPs, ASes, PTTMetro) para aumentar o escopo e relevância
desse trabalho acima dos PTTs no Brasil.

Um artigo científico desse trabalho será apresentado na semana que vem
no SBRC em Vitória:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/15183439/pubs/sbrc15-ptt-samuel.pdf

- Samuel Henrique Bucke Brito, Mateus Augusto Silva Santos, Ramon
Fontes, Danny Alex Perez, Christian Esteve Rothenberg. "Anatomia do
Ecossistema de Pontos de Troca de Tráfego Públicos na Internet do
Brasil". In XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores -
SBRC'15, Vitória, May, 2015

Resumo. Há vários anos esforços foram conduzidos na busca por uma
melhor compreensão do complexo ecossistema da Internet. Os Pontos de
Troca de Tráfego (PTT) têm sido alvos constantes de pesquisas dessa
natureza porque representam um microcosmo da diversidade da Internet.
Este trabalho traz como contribuição a primeira análise do ecossistema
de PTTs em operação no Brasil, compilando informações que compreendem
desde a caracterização dos tipos de membros desses ambientes até a
construção dos respectivos grafos de conectividade (em nível de
Sistema Autônomo). A partir das topologias foi possível identificar a
quantidade média de adjacências dos membros dos PTTs (grau dos
vértices), a profundidade isolada e acumulada dos caminhos que compõem
as rotas anunciadas (AS-PATH), a densidade de pares que determina o
potencial de \textit{peering} nos PTTs, a ocorrência de políticas de
engenharia de tráfego do tipo AS-Prepend e comunidades k-clique. Outra
contribuição é que o \textit{dataset} com mais de 2,5 GB de
informações levantadas para realização desta análise é compartilhado
com a comunidade acadêmica.