[GTER] Compartilhamento de Cache no PTT

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sun May 17 01:07:12 -03 2015

Prezados,

Henrique - Um provedor por menor que seja se estiver conectado a um PTT
qualquer eu assumo que ele tem ali pelo menos um transporte de 100 Mb e
tendo um link desse tamanho dá pra fazer algo razoavelmente bom sem o
risco de saturar. Muito provavelmente o que estiver saindo pelo link com
o PTT dele para servir um outro ISP seria equivalente ao que estaria
entrando seja de outros caches seja de CDNs (se existir) e se o volume
de entrada estiver próximo dos 70% já é hora de pensar em aumentar esse
link.

Lucas - Não tenho certeza a respeito de conteúdo em HTTPS. Muito tem se
falado ultimamente mas não creio que tudo que é GGC, Akamai ou Netflix
esteja obrigatoriamente vindo em HTTPS. Se fosse assim já teria matado
qualquer produto de cache a algum tempo e embora o haja relatos de uma
queda no Hit Ratio essa queda não foi de 30-40% para 2%. Tem que
pesquisar melhor a respeito da mudanças que estão acontecendo e qual
será a tendência. Não tenho certeza, mas acredito que não é bem assim e
muita coisa ainda vem em HTTP. E tem outras coisas (Microsoft, Valve,
Linux Mirrors, etc).

Eduardo - A idéia de compartilhamento de cache é principalmente para
PTTs Regionais ou menores aonde não existe CDN. Nada impede de se usar
em um PTT como SP aonde elas existam e é possível colocar uma
"blacklist" no seu cache para não gravar em disco o que venha deles
então sobra mais espaço para conteúdo non-CDN.

Enfim, se o cache já existe e possui um Hit Ratio que esteja valendo a
pena rodar ele, já havendo tantos outros caches vizinhos que possam ser
consultados ao mesmo tempo, a probabilidade aumenta exponencialmente de
se encontrar o conteúdo ali do lado e economizar transito. O que o ISP
tem a perder com algumas consultas rápidas via UDP a 1 - 2 ms de distancia ?

Abraços
Fernando