[GTER] Compartilhamento de Cache no PTT

Henrique Mattos henrique at stable.com.br
Sun May 17 09:38:24 -03 2015

Por isso eu havia dito que não sabia como estavam as coisas ai no
Brasil... pois aqui a realidade é outra...

Uma das cidades que atendo tem uma população de menos 80 mil
habitantes, existem pelo menos 7 provedores, sem contar Oi e EBT,
desses 7, apesar de a maioria já ter ASN, eles tem apenas um "link" da
pra contar no dedo os que tem 2 "links".. e nenhum deles possuí
transito diretamente no PTT, ou seja nenhum deles faz parte do PTT.

Algumas empresas tentaram reunir estes provedores para fornecer
transito e montar uma rede para atender, o que infelizmente não
ocorreu... então é cada um por si.... buscam teus links fora.... a uma
distancia de no minimo 200km... e não tem capacidade de transportar
mais do que o próprio consumo.

Algumas cidades a coisa ta ainda pior... indo se buscar "link" a
distancias maiores, com mikrotik, ubnt, etc... (não estou falando que
sejam equipamentos ruim) mas para cobrir essas distancias com banda e
qualidade, sabemos que é inviável.

Por isso que aqui nosso maior desafio, é fazer com que estes
provedores, ao invés de somente "link" busquem também conexão junto
aos ptt's...

Para vocês ai no Brasil a coisa ta boa... aqui ta complicado !!!