[GTER] PTT-SP PIX Algar 2

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri May 15 14:42:06 -03 2015

Ótimo exemplo o do Humberto.
Vale lembrar que uma das razões que impulsionou ainda mais o FL-IX foi a
saída do Netflix do NOTA e a ida para o FL-IX.

Sou bastante entusiasta do projeto PTT.br e não apenas por aqui, mas
qualquer iniciativa uma possibilidade a mais dos provedores trocarem
tráfego, baixarem seus custos, melhorar latência e tudo aquilo que nós
sabemos bem das vantagens do PTT.  Quem me conhece sabe o quanto eu me
interesso por esse tópico especificamente e por onde passo costumo falar
para quem nao conhece ainda, as inúmeras vantagens de se conectar ao PTT
(inclusive aos regionais e não apenas ao PTT-SP). Sao os PTTs que fazem
a 'mágica' de internet e permitem um aumento substancial da velocidade
média.
Acho também que a equipe técnica do PTT.br merece aplausos de pé pelo
trabalho que tem desenvolvido ao longo desses anos chegando  a quase 1
Tbp/s de troca de tráfego, além do fato que hoje é um dos 5 maiores do
mundo em número de participantes.

No entanto, as vezes me pego pensando a respeito do modelo praticado
aqui no Brasil. O fato dele ser mais próximo do modelo Europeu é com
certeza uma enorme vantagem, porém o que me deixa em dúvida é a maneira
que os ISPs se relacionam com a administração do PTT.br e a voz que têm
lá dentro na condução do desenvolvimento e expansão do mesmo. Vai muito
em em encontro ao email do Carlos.

Por anos trabalhei em um ISP que era conectado ao LINX (London Internet
eXchange) e acompanhava de perto a interação do /Concil /com a
comunidade de provedores, eventos e abertura para participação e
contribuição de qualquer dos membros. Lá no LINX assim como no AMS-IX em
no DE-CIX funciona em forma de Associação, ou seja, um ISP quando se
torna membro paga uma taxa anual para manutenção de toda infra (que
acreditem é bem baixa), tem direito a voto nas Assembléias Gerais e
fazem parte da administração do IXP. Em resumo, os provedores membros
são os "donos" do IXP e parte ativa no processo decisório o que sempre
garantiu agilidade nas mudanças que se passaram ao longo dos anos.

Óbvio que aqui no Brasil a realidade local é outra, assim como as
possibilidades e como o Carlos mencionou, quem paga a conta é o NIC.br,
então nada mais justo que a palavra final seja dele.
Porém continuo em dúvida se um modelo de membership como o praticado por
esses IXPs não ajudaria e melhorar ainda mais tudo que foi feito até
agora. Sinceramente ainda não tenho certeza dada a realidade Brasileira.

Mas tenho convicção que uma maior participacao da comunidade de
provedores nas decisoes futuras, através por exemplo de um "Comitê
Técnico Permanente" eleito pela própria comunidade, traria benefícios
substanciais para o desenvolvimento futuro do projeto PTT.br

Abraços a todos.
Fernando Frediani