[GTER] PTT-SP PIX Algar 2

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 15 11:28:47 -03 2015

> Meus cinco centavos.
>
> Isso não é uma verdade absoluta, dado que existe um ponto de inflexão
> nessa curva (entre número de participantes x oferta de conteúdo no
> novo PTT criado) que não demora muito a ocorrer, principalmente dada a
> situação atual do PTT-SP (perda da excelência operacional, e da
> capacidade de expansão - em número de PIXes e na base de
> participantes) conforme tem sido relatado com uma certa frequência
> (infelizmente).

Os números do AMS-IX e do DE-CIX indicam que ainda haja espaço para crescer
mais...

> Isso pode posicionar e impulsionar rapidamente o novo PTT, através de
> um "ataque" ao PTT dominante, oferecendo condições diferenciadas de
> conexão.
>
> O caso "real" mais recente é o do FL-IX (Florida Internet Exchange),
> que está causando uma "evasão" do NOTA/Terremark em Miami, graças a
> uma política de gratuidade (por algum tempo obviamente), adição de
> ferramentas online como análise de flows entre participantes, e um
> peering fabric distribuído possibilitando múltiplos locais de conexão,

O mercado americano era o único que insistia em modelos centralizados, e
iniciativas como o OpenIX estão agora lá fazendo o que já ocorreu no Brasil
(vide história PTT-Metro x Terremark NAP do Brasil) e na Europa. FL-IX x
NOTA/Terremark é só um dos movimentos acontecendo nos EUA, em diversas
outras cidades de lá isso ou já acontece ou vai acontecer, com Terremark,
Telx e Equinix como caça e os OpenIX como caçadores.

> e ainda por cima um custo menor de porta (US$ 365 dolares do
> cross-connect numa porta de 10G, contra US$1000 no NOTA pelos mesmos
> 10G). O serviço do NOTA em si não é ruim...mas a concorrência ofereceu
> um "plus" a um preço reduzido, então advinha o que ocorreu... ;)

Dos IXs ao estilo americano eu acho a Telx o mais azeitado, mas mesmo assim
ainda baseado num modelo que é tipo o TDM dos PTTs: funciona, mas não
sobreviverá à comutação de pacotes no longo termo.

Rubens