[GTER] IPs válidos "desperdiçados"

Osvaldo T Crispim Filho osvaldotcf at gmail.com
Mon May 4 11:02:14 -03 2015

Blz, pessoal, valeu as experiências.

Minha ideia é um script bash nos rádios (meu caso), firewall para bloquear
bogons isto limita a saída somente para Internet, monitoramento da contagem
de tráfego na WAN, a partir de um certo valor o release do Ip Válido.

Daí vem o problema dos serviços tipo câmera, entre outros, aqui, geralmente
o pessoal paga para ter IPs válidos fixos para estes serviços e isto é uma
opção dos instaladores de câmeras, não nossa. Estou indo mais além e
pensando na desconexão total do rádio desligando a WLAN até o mesmo
"precisar" de internet, tudo são possibilidades e testes, as vezes não
conseguimos nada com o destino mas ganhamos muito com o caminho!

O cenário que estou trabalhando é aquele em que o cliente sai para
trabalhar e fica conectado sem ninguém utilizar a conexão. Estamos
levantando este número e ele tá girando em torno de 20%, é o pessoal que
somente acessa à noite e um pouco logo cedo.

Estou levando em consideração um grupo específico de usuários, sei que tem
muito a ser ponderado e por isso mesmo pedi a opinião de vocês.

Este é um caminho que estou analisando e que talvez percorra, muito
obrigado pelas opiniões.

             - Osvaldo T Crispim Filho -