[GTER] IPs válidos "desperdiçados"

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon May 4 09:33:17 -03 2015

A expressão "tosar porco" me vem à cabeça.
É muito grito para pouca lã.

Me pergunto qual o ganho efetivo dessas práticas.
Faz-se tudo isso, e aí o cabra deixa um famigerado "ping 8.8.8.8" rolando.

Isso tudo e você atuando lá na parte mais "foda" de lidar, o CPE.

Gosto muito mais, apesar de controverso, da abordagem com NAT um-pra-um.
Uma rede que tenha toda a rede em NAT um-pra-uma feita, exceto os
específicos(menos de 10%) vai ser muito mais simples de se migrar para NAT
muitos-para-um.
Eu penso que esse seria um primeiro passo elegante para se dar.

Em 4 de maio de 2015 08:46, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> alexandre at onda.net.br>
> :

> foi

> em

> dava

> O que eu imaginei para esse controle era fazer de quando em quando
> requisições ARP para os IPs internos que estivessem com DHCP lease válido,
> quer eles sejam conexão cabo ou Wi-Fi. Quem não responder fica marcado como
> inativo... se todos os IPs internos estiverem inativos, desconectaria a
> WAN.
>
> Notar que isso não teria problema com acesso remoto, pois se tudo está
> [...]

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação