[GTER] IPs válidos "desperdiçados"

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon May 4 08:46:18 -03 2015

:

> Por algum tempo usamos "ON DEMAND" com IDLE de 4 horas, mas as vezes
> acontecia alguma coisa que demorava mais do que o normal para re-conectar
> .. Cliente não esperava e já ligava na central para abrir chamado. Isso foi
> em meados de 2006~2007...
>
> Pelo sim, pelo não... full-time aos que deixam ligado 24 horas.... aqui em
> casa por exemplo, 211 dias de uptime no pppoe ...
>
> No caso que o Rubens deu exemplo, na falta de dispositivos na LAN ele dava
> um shutdown na wan... mas hoje em dia, tudo é wifi ... precisaria
> implementar no WIFI também, 0 conectados.. shutdown..

> [...]
O que eu imaginei para esse controle era fazer de quando em quando
requisições ARP para os IPs internos que estivessem com DHCP lease válido,
quer eles sejam conexão cabo ou Wi-Fi. Quem não responder fica marcado como
inativo... se todos os IPs internos estiverem inativos, desconectaria a
WAN.

Notar que isso não teria problema com acesso remoto, pois se tudo está
desligado internamente, não tem o que acessar de fora (câmera por exemplo).

Rubens