[GTER] IPs válidos "desperdiçados"

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon May 4 09:14:09 -03 2015

On Sun, 3 May 2015, Osvaldo T Crispim Filho wrote:

> Tenho percebido a bastante tempo uma mudança em relação ao uso de
> roteadores e permanência dos equipamentos na tomada.
> Muitos dos clientes estão conectados com IPs válidos mas não estão usando,
> estão com seus equipamentos ligados mas sem usar a rede.

como assim, sem usar a rede? alguém que precisa de IP válido normalmente
está rodando um servidor em seu computador. então, ainda que não tenha
ninguém na frente do monitor, ele está usando a rede.

> Penso que se conseguíssemos trabalhar esta questão poderíamos ganhar algo
> em torno de 20% dos IPs que hoje disponibilizamos.

se você parte do princípio que o usuário não está rodando nenhum servidor
que precise de endereço público e fixo, parta logo para a ignorância do
Carrier Grade NAT, que não fará essencialmente nenhuma diferença.