[GTER] IPs válidos "desperdiçados"

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Mon May 4 11:02:20 -03 2015

Por favor não me entenda mal, mas quem é vc pra dizer se o cara está ou não
usando a rede/internet dele?

Agora estou no trabalho e EM TESE não estou usando a internet em casa, mas
tenho inúmeros equipamentos ligados/em stand-by por lá, seja ajustando a
hora, seja atualizando, seja pronto para acesso remoto para engatar um
torrent ou buscar um arquivo, não sou referencia, mas.....

Acesso "On-Demand" particularmente me dá arrepios, sou do tempo dos modems
ADSL 3Com Internos onde o discador só funcionava na primeira vez então se
por ventura caísse/desconectasse sempre era necessário reiniciar o PC, isso
não é legal pro usuário doméstico e é voltar pra trás.

Não sei como funciona no pessoal que provê acesso aqui na lista, mas a Oi
(exemplo) simplesmente DESATIVA o acesso ADSL se o modem ficar fora da
tomada/sem linha por um tempo (leia-se: menos de 24h), tem até um aviso
sobre isso no modem fornecido por eles. Já me aconteceu 2x e sabe-se lá
porque tiveram que colocar técnico na rua e me dar prazo de 72h pra fazer
funcionar (24h pra restabelecer o link e mais 48h pra verificar porque
estava sincronizando numa velocidade menor que a contratada). Sabemos que a
Oi não é referencia de agilidade no atendimento e bons serviços prestados,
mas....

Se seu ipv4 se esgotou por má gestão/aprovisionamento e vc ainda não tem
condições de disponibilizar ipv6 para seus clientes talvez CG-NAT seja uma
opção. Desde que tudo funcione de forma transparente para o usuário final
tenho certeza que pelo menos 98% dos clientes não irão sentir diferença ou
reclamar, qualquer coisa diferente disso é fazer o molho sair mais caro que
o peixe e criar mais problemas do que soluções.

Meus 50 cents.

[]'s