[GTER] Registro de conexões - Marco Civil

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Sat Mar 28 20:26:03 -03 2015

On Sat, 28 Mar 2015, Fernando Frediani wrote:

> Danton, pra guardar log você precisa "bedelhar" o que os clientes fazem,
> mas ai é que entra o ponto de  guardar isso em lugar seguro e que
> ninguém posso ficar utilizando como bem entender. É pra ser bem guardado
> e somente ser liberado quando de uma investigação se solicitado por
> órgão policial ou por um juíz.
> Lembra que logar só o SYN não está logando conteúdo.

mas é o suficiente para fazer chantagem. você sabe que o cara visitou um
site de pornografia, por exemplo.

> No caso de um provedor você pode simplesmente logar o IP (real) que foi
> dado a fulano e quando esse mesmo IP foi dado a ciclano. Mas se você
> tiver NAT (ou CGNAT) tem que logar um pouco a mais e nesse caso no meu
> entender tem que ser os SYN além de associar a alguma identificação
> (nome/autenticação hot-spot ao mac por exemplo).

hummm. loga o lease do IP e das portas e fica por aí. é bom lembrar que
os syn podem ser falsificados, até mesmo para comprometer um terceiro. e
eu entendo que se trata de invasão de privacidade, mesmo que você quarde
às sete chaves.

NAT deveria ser desinventado ;) e com IPv6 é desnecessário.

> Na verdade não creio que em cada NAT aonde você forneça conexão para
> alguém usar esporadicamente (bar, restaurante, evento, etc) você tenha
> obrigatoriamente que logar tudo. É claro que se utilizarem sua conexão
> pra fazer algo muito errado e rastrearem vão vir em cima de você mas
> ninguém vai ser responsabilizado por isso ou ser mandado pra cadeia se
> provar que sua conexão é compartilhada. Nesses casos se tiver log pra
> ajudar em uma investigação ótimo, se não tiver paciência. Do alto da
> minha ignorancia sobre o Marco Civil nao creio que para esses casos ele
> [...]

mas num lugar público você pode logar os leases de DHCP com endereços MAC
(ok, esses também podem ser falsificados, blá, blá, blá...), o que jã
ajuda bastante uma investigação.