[GTER] Registro de conexões - Marco Civil

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sat Mar 28 19:40:27 -03 2015

Danton, pra guardar log você precisa "bedelhar" o que os clientes fazem,
mas ai é que entra o ponto de  guardar isso em lugar seguro e que
ninguém posso ficar utilizando como bem entender. É pra ser bem guardado
e somente ser liberado quando de uma investigação se solicitado por
órgão policial ou por um juíz.
Lembra que logar só o SYN não está logando conteúdo.
No caso de um provedor você pode simplesmente logar o IP (real) que foi
dado a fulano e quando esse mesmo IP foi dado a ciclano. Mas se você
tiver NAT (ou CGNAT) tem que logar um pouco a mais e nesse caso no meu
entender tem que ser os SYN além de associar a alguma identificação
(nome/autenticação hot-spot ao mac por exemplo).

Na verdade não creio que em cada NAT aonde você forneça conexão para
alguém usar esporadicamente (bar, restaurante, evento, etc) você tenha
obrigatoriamente que logar tudo. É claro que se utilizarem sua conexão
pra fazer algo muito errado e rastrearem vão vir em cima de você mas
ninguém vai ser responsabilizado por isso ou ser mandado pra cadeia se
provar que sua conexão é compartilhada. Nesses casos se tiver log pra
ajudar em uma investigação ótimo, se não tiver paciência. Do alto da
minha ignorancia sobre o Marco Civil nao creio que para esses casos ele
mande guardar logs.

Fernando