[GTER] Registro de conexões - Marco Civil

Fabiano Ribeiro fabiano.ribeiro at gerenciatec.com.br
Sat Mar 28 20:44:40 -03 2015

Pessoal,

   Logar a tradução de nat ao meu ver também infringe o marco civil, pois
dessa forma há o log de acesso que é proibido para os provedores de
internet, pois infringe o princípio da confidencialidade.
    Além disso é importante frisar que o log de conexão deve ser feito aos
provedores que possuem ASN, que pode manter  ips públicos para os seus
clientes. Ao contrário disso um hotel que disponibiliza wifi estaria
infringindo a lei. O próprio relator do marco civil informou na abrint de
2014 que o objetivo não é encontrar o usuário a todo custo. Particularmente
acredito que seja somente quando o ipv6 se popularizar.
      Sei que tem muitas dúvidas como por exemplo o esgotamento do ipv4 e
etc..., mas isso tudo ainda será discutido pelos órgão competentes.