[GTER] Duvida elementar sobre PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Mar 26 14:47:41 -03 2015

> Companheiros,
>
> eu vejo 'toda hora' alguem falando de PPPoE com mikrotik, ou levantando
> novas soluçoes com BRAS/radius/pppoe.
>
> acho q por eu trabalhar em outro segmento, nao tenho o contato com isso.
> (segurança/fw/ips)
>
> mas minha pergunta ingenua é: pq ha tanta procura por pppoe?

Por desconhecimento de que PPPoE é o jeito mais oneroso de fazer controle
de provisionamento, e que tem como único real feature contabilização de
tráfego.

> Mas hj em dia a capilaridade de tim/gvt/telefonica é onipresente, e preços
> acessiveis.
>
> Ou seja, pq ha tanta empresa media/pequena de telecom procurando pppoe
> server?

Não é tão onipresente assim, há buracos de cobertura tanto nos grandes
centros quanto em cidades pequenas e médias.
Os dados de 2010/2011 diziam que se todos os provedores que não os 5
grandes grupos econômicos de então que atuam nessa área fossem agregados
num único, representariam a 4a. força do mercado.

Rubens