[GTER] Duvida elementar sobre PPPoE

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Thu Mar 26 17:38:15 -03 2015

Rubens,

Cordialmente discordo :-)

PPPoE é oneroso sim, tem um overhead significativo, e impõe certas
restrições à arquitetura do ISP.

A vantagem fundamental, a meu ver, é só uma: "virtualizar" a camada de
serviços de acesso em cima de uma infra que pode usar outras tecnologias. A
rede subjacente fica completamente invisível para o cliente.

Essa vantagem fundamental na verdade não é do PPPoE, mas de qualquer
tecnologia que permita tunelamento sobre uma infra qualquer. Nesse caso
PPPoE teve uma vantagem histórica; foi baseado na combinação de dois
protocolos simples (PPP e Ethernet), já maduros na época (virada do
milênio), largamente testados, e suportados em várias sistemas operacionais.

A partir da adoção inicial, como ocorre com qualquer tecnologia, surge uma
inércia que é complicada de vencer. E as desvantagens de PPPoE não são
suficientes para fazer uma migração em massa.

Carlos Ribeiro