[GTER] Duvida elementar sobre PPPoE

Fabricio Lima listas at fabriciolima.com.br
Thu Mar 26 11:05:42 -03 2015

Companheiros,

eu vejo 'toda hora' alguem falando de PPPoE com mikrotik, ou levantando
novas soluçoes com BRAS/radius/pppoe.

acho q por eu trabalhar em outro segmento, nao tenho o contato com isso.
(segurança/fw/ips)

mas minha pergunta ingenua é: pq ha tanta procura por pppoe?

eu so imagino isso sendo usado em broadband em 2 cenarios:

1) Grandes companias como Speedy Telefonica, TIM Live, GVT...
2) e ha muito tempo atras, qndo vi internet em condominios horizontais
(grandes) com HDSL, concorrendo com internet wireless (q creio q teve uma
pequena queda) (creio q qndo nao havia disponibilidade dos grande
provedores) (em epoca q estes acessos custavam 200 mensal)

Mas hj em dia a capilaridade de tim/gvt/telefonica é onipresente, e preços
acessiveis.

Ou seja, pq ha tanta empresa media/pequena de telecom procurando pppoe
server?

-seriam 'voces', uma empreiteira da gvt/tim/telefonica q precisam
implementar in-house a solucao e entregar em nome deles?
-ou vcs fornecem a solucao 2 pra predios comerciais, grandes condominios e
estao usando isso para tarifar/validar os usuarios?

Ou ha outra solucao de rede q eu, em minha cega ignorancia desconheco?
(quais os maiores casos de uso pra pppoe atualmente)

[ ]'s
Fabricio Lima
When your hammer is C++, everything begins to look like a thumb.