[GTER] Piso elevado

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Wed Mar 25 14:15:15 -03 2015

Patrick,

Legal o projeto, gostaria de ir aí conhecer depois.

Acho que minha "oposição" a piso elevado merece uma explicação melhor.

O piso elevado oferece uma qualidade de organização do espaço excepcional,
tanto em termos práticos como estéticos. Sobre isso não há dúvida. E isso é
especialmente verdadeiro quando o projeto é concebido desde o começo com a
sua ação.

Porém, a instalação do piso elevado, na prática, e principalmente em
adaptações e reformas de estudos existentes, apresenta alguns problemas
sérios:

1) Custo elevado. No meio de uma obra inteira, que envolve a construção do
site, o piso é só mais um item dentro de um investimento elevado. Em uma
reforma, o custo já pesa muito mais em termos proporcionais.

2) Em imóveis comuns, o pé direito não é suficiente para instalar um piso
com a altura adequada. Não resta altura suficiente para separar os
encaminhamentos. Em um projeto feito do zero, o pé direito já deve
comportar a altura necessária.

3) Finalmente,  sem espaço suficiente, o projeto do ar condicionado
insuflado sob o piso torna-se extremamente ineficiente. Há muita perda de
calor, e isso precisa ser combatido. O certo nesses casos é "dutar" o ar
frio, e isso pode ser feito por cima se o espaço disponível no piso for
insuficiente.

É isso...

Carlos Ribeiro