[GTER] Piso elevado

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Wed Mar 25 11:53:44 -03 2015

> On 24/03/2015, at 20:50, Alexandre J. Correa (Onda) <alexandre at onda.net.br> wrote:
>
> Fizemos aéreo e, arrependi... deveria ter feito com piso elevado ....

Bom dia,

Aqui na FreeBSD usamos os pisos e trilhas da NSA (não a NSA do Snowden, essa outra aqui[1]), com profundidade 300mm e cabo CRM (riser) pra interligação também fornecidos por eles. Não temos do que reclamar. No entanto o piso em si deveria ser uma das menores preocupações. Capricha no tempo e atenção ao projeto, rotas de ventilação, alimentação e dados. O pessoal da NSA tem boa noção de padrões TIA pra instalação e coordenadas LxC (linha-coluna) em relação aos racks, eles podem dar palpites então faça a lição de casa e pense nisso tudo antes, incluindo distância entre os racks, etc e principalmente rota de ventilação no EDA (area dos equipamentos).

Rota elétrica e de dados, um por baixo outro por cima, distancias, etc. Tem uma introdução util da Furukawa[2] que vai chamar atenção a alguns pontos pra não negligenciar no projeto, não que você queira buscar certificação Tier1, 2, 3, o que seja (não que não queira também), mas independente do objetivo do Data Center se é comercial ou uso próprio, se é pra “vender discurso e padrões” ou satisfazer a necessidade interna, as melhores práticas TIA merecem uma atenção e avaliação pro que te serve, o que te gera valor e precisa de atenção pra sua realidade. Digo por experiência própria, quando fizemos nosso pequeno DC pra uso inicialmente apenas próprio, focamos na parte elétrica, disposição de rotas de cabeamento, piso, redundância elétrica, etc, e erramos (ok eu errei hehe) feio no projeto de rota de refrigeração e circulação de ar. Nada que comprometa o DC em si mas compromete o bolso, o resultado é um gasto maior com potência dos equipamentos pra manter a condição térmica quando o gasto e equipamentos rodando em potência menor daria o mesmo resultado se o projeto tivesse mais eficiente.

E dependendo do que você não fizer direito, pode não ter mais volta sem descer a marreta e por tudo abaixo e começar de novo hehehe. Mas voltando ao foco original, piso por piso, esse é o que eu uso aqui e n tenho queixas. E se lembre caso tenha intenções futuras de colocar uma coisinha aqui ou outra ali, de ja pedir pra alguém cortar os pisos que voce vai precisar depois que os instaladores forem embora. Pq n é mole não cortar essa parada de forma adequada hehe.

[1] http://www.nsapisoselevados.com.br/produtos/
[2] http://www.furukawa.com.br/arquivos/i/itm/itmax/1184_GuiadeRecomendaAAao.PDF

--
Patrick Tracanelli