[GTER] Configuracao DNS Reverso Para ISP

Victório victorio at asbyte.com.br
Wed Mar 18 18:39:46 -03 2015

On 18-03-2015 16:41, Pablo de Souza wrote:

> Prezados boa tarde,
> Alguem poderia me passar informações de quais os
> passos necessarios para subir um reverso do meu bloco /22?
> Lembrando que
> ainda nao tenho DNS nenhum, nem recursivo nem autoritativo.
> Qual dos
> dois usar?
>
> ------------------
> Pablo de Souza
> Analista de
> Redes
> Graduado em Redes de Computadores
> Linux/Mikrotik/Shell Script
> Junior Developer

No site do registro.br, em numeração, você divide seu bloco em /24 e
aponta eles para o IP ou nome do seu servidor DNS.

Depois é configuração um software DNS como o bind, que existem muitos
exemplos na Internet. O básico seria

named.conf:

zone "c.b.a.in-addr.arpa" { type master; file
"arquivo.reverso.de.a.b.c."; };

arquivo.reverso.de.a.b.c:

$TTL 86400
@       IN      SOA     ns1.seudominio.com.br. root.ns1.seudominio.com.br. (
                 2010031814      ;serial
                 14400           ;refresh
                 3600            ;retry
                 86400           ;expire
                 7200            ;minimum
)
@       IN      NS      ns1.seudominio.com.br.
@       IN      NS      ns2.seudominio.com.br.

1       IN      PTR     nome-do-ip-1.seudominio.com.br.
2       IN      PTR     nome-do-ip-2.seudominio.com.br.

att.

Victório H. Felipe
victorio at asbyte.com.br
Asbyte Telecomunicações