[GTER] Configuracao DNS Reverso Para ISP

Wenderson Souza wendersonsouza at gmail.com
Thu Mar 19 01:08:06 -03 2015

Boa noite,

Para responder pelo DNS reverso o servidor que você vai precisar "levantar"
é o DNS Autoritativo (provavelmente utilizará BIND), que é quem responde
pelos seus domínios e blocos IPs.

Para designar um servidor de DNS reverso no Registro.br, os passos são os
seguintes:

Suponhamos que você tenha recebido o bloco 300.300.300.0/22 (totalmente
fictícios e inválidos)

1 - Primeiro configure corretamente o servidor autoritativo do domínio onde
vai rodar o DNS reverso. Espere o tempo de publicação do registro.br e
tenha certeza que os dois "hosts" necessários estejam respondendo
corretamente ao IP desejado.

Exemplo:

ns1.dominio.com.br apontando para 300.300.300.10
ns2.dominio.com.br apontando para 300.300.300.20

2 - Depois, a interface o registro.br, em numeração, você vai clica na seta
para baixo ao lado do seu ASN, e clicar encima do seu bloco
300.300.300.0/22.

2.1 - Ao lado do seu bloco você encontrará: [Livre] --> Delega | Design |
Expand

2.2 - Vá clicando em Expand até ficarem 4 blocos /24. Quando ficarem apenas
os /24, você vai clicar em Delega

3 - No Delega você informa os servidores ns1.dominio.com.br e
ns2.dominio.com.br

3.1 - Repita o passo 3 para todos os blocos /24.

3.2 - Agora só esperar a publicação do reverso e fazer os testes de reverso
nas ferramentas pela internet. [1] [2]

Se esqueci de algo deve ser algum detalhe.

Espero ter ajudado.

--
[1] http://mail.terra.com.br/postmaster/ (se não funcionar 100% o reverso,
pode não conseguir entregar e-mail para o terra)

Atenciosamente,

Wenderson Souza - wendersonsouza at gmail.com
+55 (43) 9162-4333 Vivo Mobile
Skype: wendersonsouza