[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Sun Mar 15 15:11:19 -03 2015

pra quem nunca usou bird a primeira regra é limpar a mente e esquecer tudo
que você conhece de configuração bgp (não a teoria, a prática, confs,
sintaxe, etc), se não começar de mente aberta ja desiste logo no início
tem que tentar entender, abstrair e absorver o bird primeiro, os conceitos,
a lógica dele, os subsistemas e as visões de protocolos, rotas e suas
interações.
se você conseguir abstrair e absorver os conceitos do bird e pricipalmente,
a semantica dos filtros e visões, você percebe o poder do bird, senão você
o refuta e se afasta

mas poucos precisam do que o bird oferece, é pra cenários bem mais
complexos e principalmente cenários onde você quer se livrar da premissa
básica de full-mesh do bgp; se você tem varios ibgp por exemplo e não quer
que todos necessariamente sejam vizinhos, e ainda assim quer que todos
conhecam suas rotas e tenham independencia de anuncios e decisões de
roteamento, ou se é um route reflector i+e cheio de particularidades,
depois de abstrair o tipo de configuração que o bird propõe, vai achar tudo
mais fácil nele do que outro daemon

porém se você quer só descascar uma laranja pra fazer um suco, não precisa
de um canivete suíço.