[GTER] Aumento de Energia para DataCenter

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Sun Mar 1 22:51:22 -03 2015

> Comprei um Raspberry Pi semana passada, para mexer um pouco. Me parece que
> para isso com servidor NTP ele não seria a melhor opção porque não tem
> relógio interno... Mas ainda vou pesquisar mais.

Sim. Há opções para se adicionar um relógio para ele (já circulou na
lista). Esse ausência do relógio interno é o que está me atrasando também.
:-)

> Também estou pesquisando o uso de painéis solares. Já usamos em POPs
> pequenos, não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas para ambientes maiores,
> há outras questões que precisa ser considerados.

Ainda não montei nenhum. Quero encontrar um bom fornecedor, que tenha todos
os "ingredientes", para eu começar em casa.

> Porém, acho que a primeira coisa para fazer experimentos sérios é ter
> capacidade de medir a energia consumida por cada ativo de rede é cada
> servidor. Sem isso já parâmetro para comparação...
>
> Carlos Ribeiro

Sim, mas por enquanto, se eu conseguir fazer o projeto andar, pretendo usar
a famosa "soma dos consumos em Watts" ou algum medidor do tipo (tais como
aqueles feitos com Arduino e afins).

Obrigado.

Cássio