[GTER] Aumento de Energia para DataCenter

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Wed Mar 11 00:44:34 -03 2015

Virtualizacao nao garante aumento de eficiencia, depende da densidade do
hardware, quantos servidores foram migrados por hypervisor, etc...
Dependendo do seu setup (datacenter particular, pode virtualizar tudo - ou
datacenter de revenda, cada cliente tem um sistema diferente),
virtualizacao nao vai lhe proporcionar o maior impacto.

Em questoes de abastecimento, voce vai depender da infraestrutura da rede
eletrica. Datacenter tier 3 geralmente utiliza 2 redes distintitas de
alimentacao, entao voce fica a merce das redes eletricas velhas e dos
apagoes, etc.

Eh mais facil voce controlar o que pode mudar, o seu proprio datacenter,
nesse caso calculando PUE e tudo mais. Trocar as fontes dos servidores com
fator de potencia maior que 0.9, utilizar alas frias e quentes, trocar os
compressores por novos mais eficientes, evitar transformacao de tensao
multiplas vezes (google transforma voltagem no proprio servidor, evitando
perda em equipamentos de potencia maiores, por exemplo), etc.

Sei que varios responderam na lista, mas se tiver qualquer duvida ainda,
gostaria de ajudar.

Boa sorte.

Att.,
Rafael