[GTER] Reinvestimento switch core vs MTBF

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Mon Jun 1 15:23:01 -03 2015

Fabricio,

Apoio o argumento do Rubens,

Por se tratar de um equipamento cuja função na rede pode e irá impactar
diretamente os negócios da empresa em caso de pane realmente não tem
muito o que se argumentar contra a troca por um mais recente.
O remanejamento do mesmo para areas periféricas da infraestrutura onde
em caso de falha o impacto  será menor ou a realocação do mesmo para
backup pode ser até recomendado para conter custos.
Outro fator que deve ser levado em conta é que um equipamento com
software legado não suporta os novos serviços de internet, suporte a
IPv6 ainda é sofrivel em muitos  equipamentos atuais imagina em um
equipamento com 10 ou 12 anos de defasagem sistêmica, sem considerar o
consumo de energia e dissipação de calor que a 10 anos atrás pouco ou
nada com relação a tal fator era abordado nos projetos, antigamente era
fácil ver fontes de 800watts em equipamentos cujo o consumo não
ultrapassava 300 watts.

Att.
On 01/06/2015 12:24, Rubens Kuhl wrote:
> Os números de MTTF e MTBF são apenas da parte de hardware, enquanto a maior
> parte dos problemas que envolve acionamento do contrato de manutenção são
> de software. Os equipamentos que perdem suporte acabam logo tendo alguma
> vulnerabilidade de segurança ou problema funcional descoberto, e acabam não
> tendo mais qualidade suficiente para serem mantidos em produção numa rede,
> especialmente uma rede que é o negócio da empresa como é o caso de um
> operador.
>
> Então infelizmente tem que trocar sim, mesmo com o hardware totalmente
> [...]

Paulo Henrique.
Grupo Brasileiro de Usuários de FreeBSD.
Fone: (21) 96713-5042