[GTER] Baterias adicionais para NoBreak

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Fri Jan 30 19:15:10 -02 2015

Mas o estudo é para baterias estacionárias de níquel-cádmio, bem
diferente das baterias estacionárias de chumbo-ácido, usadas em UPS.
Então esse estudo de custo não faz muito sentido nesse cenário.

A bateria para o uso com UPS deve ser estacionária. A química é
adequada para funcionar nas condições do UPS, as curvas de carga e
descarga são adequadas ao regime de trabalho. É a bateria que o
fabricante do seu UPS diz para usar - acredite nele.  E trate-a como o
fabricante diz e o custo/benefício vai compensar certamente.

Usar bateria automotiva em UPS é o como colocar parafuso com martelo.

Mas o carregador dele é para carregar 80Ah?  Existem UPS que suportam
baterias externas, com carregador externo. Essa divergência entre a
bateria interna e essa capacidade máxima externa é curiosa (mais de 10
vezes).  Está parecendo nobreak SOHO com a configuração de 24V 7Ah,
então eu não me admiraria se o conjunto de baterias depois da
"expansão" passasse a demorar 10 vezes mais para carregar (sem
carregador externo)... Isso pode resulta em umas 80h de carga?!

sds,
 - Roberto