[GTER] Edgerouter-8

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Fri Jan 30 11:04:28 -02 2015

MPLS ainda é importante tanto como elemento de infra-estrutura, para manter
a sanidade mental em redes muito grandes, como em solução comercial (VPLS,
VPN IP). Mas o papel do MPLS tende a diminuir relativamente. Não vai sumir
mas vai perder a "evidência". Muito do que o MPLS se propõe a fazer, poderá
ser feito com soluções SDN em um espaço de poucos anos.

Parece um contrasenso, mas uma das coisas que eu gosto no SDN é que em vez
de "impor um protocolo" unificado, o conceito do SDN abraça a complexidade
das redes. As soluções de orquestração estão indo para este caminho,
suportando múltiplas tecnologias e unificando tudo. Isso assusta, torna as
implementações de SDN complicadas, mas a longo prazo deve ser a vantagem
mais forte, e vai acabar com o discurso de "rede monolítica", ou pior, de
"ilhas" de fabricantes com sistemas proprietários.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366
Tel: +55 (31) 3305-5620