[GTER] Edgerouter-8

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jan 30 10:36:55 -02 2015

> "Eu concordo Rubens. Não vejo mais MPLS como o Santo Graal das soluções de
> rede."
>

> E como você oferece serviços de VPN IP?

É plenamente possível oferecer VPN IP via configuração dos CPEs com zero de
configuração de backbone.

> MPLS se tornou algo gigante e não foi a toa, e tem até filhos como GMPLS,
> MPLS-TP, etc...

Isso não significa que seja totalmente por méritos. Muitas vezes o mercado
adere a uma onda. Vide WiMAX.

> Qualquer operadora média/grande do mundo hoje opera com MPLS, inclusive a
> Sprint em diversos de seus backbones (que são distintos por produtos,
> frutos de aquisições, etc..)

Hoje sim a Sprint usa MPLS, porque cansou de brigar com clientes para quem
ela tinha que explicar porque ela fazia o cliente precisava bem mesmo sem
ter MPLS.

Outro possível motivo é que MPLS recupera um pouco a sensação de comutação
de circuitos, e os "Bell-Heads" sentem falta disso... ;-)
(Vide caso conhecido de CTO de operadora brasileira perguntando quantos
Erlang um roteador conseguia lidar...)

Rubens