[GTER] Edgerouter-8

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Jan 29 12:27:00 -02 2015

> Cada um tem cenários/necessidades/demandas/projetos/visões diferentes...
>
> Na minha visão, quando uma rede ethernet fica um pouco maior,
> L2 grandão é complicado!
> Encaminhamento que não seja feito em hardware é complicado!
> L3 sem mpls é complicado!
>
> Mpls não para 'corrigir' o desempenho da caixa, mas sim pela engenharia de
> tráfego, pelo vpws, pelo vpls, pelo fato de você poder usar caixas (P) que
> encaminham via hardware com um custo melhor...

L3 sem MPLS funciona super bem. É possível rotear via hardware diretamente
pacotes IP sem problema algum; inclusive, há plataformas (ex: Cisco 7600)
com maior capacidade de pps para IPv4 do que para MPLS, onde MPLS só ajuda
um pouco para IPv6.  Nessa plataforma MPLS tem tipicamente 2/3 da
performance de pps de IPv4, enquanto IPv6, 1/2 da performance de pps de
IPv4.

Agora, quando se faz encaminhamento por software sem apoio nenhum de um
network-processor, como acontece por exemplo numa Routerboard que não a
CCR, MPLS para encaminhamento L3 faz diferença. Mas se ao invés disso, se
usar um roteador com network-processor (ex: Edgerouter Lite 3, que custa
pouco mais que um pão-de-queijo), essa diferença some. Num roteador x86 em
que a maior carga se dá pela chegada e envio dos pacotes do que pelo
roteamento em si, também.

Rubens